ADORAÇÃO EUCARÍSTICA DIACONAL
Data de Publicação: 23 de novembro de 2012 às 08:23
ADORAÇÃO EUCARÍSTICA DIACONAL
ESCOLA DIACONAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS. 22/11/12
ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO.
ESCOLA DIACONAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS. 22/11/12
ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO.
Mantra: Senhor, chamaste-me, aqui estou. ....
COMENTARISTA: Nesta adoração eucarística, dirijamos o nosso olhar para Aquele é que a fonte e a razão de todo chamado, de toda vocaçao. A Jesus, servo humilde e obediente, nossa imensa gratidão por esta primeira turma do diaconato permanente da Arquidiocese de São Luis e da Capelania Militar. Por ser uma vocação fundamental na vida e na missão da Igreja, intensificamos nossas orações para que o Senhor da messe e Pastor do rebanho faça crescer em número e em qualidade os seus escolhidos chamados a responder com um generoso sim aos apelos que o Senhor faz ressoar na Igreja. Acolhendo Jesus Eucarístico, cantemos.
CANTO: GLÓRIA A JESUS NA HÓSTIA SANTA, que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.
Que o Santo Sacramento , que é o próprio Cristo Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz.
b) Glória a Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar, lá no Sacrário, o dia inteiro , que o vamos todos procurar.
c) Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão , purificado , enriquecido, deixa-nos sempre o coração.
EM NOME DO PAI, E DO FILHO....
DIRIGENTE: : Deus Pai, origem de cada vocação, Jesus Cristo, fonte de cada generosa resposta e o Espírito Santo, força de cada fidelidade, vos façam doar-nos à Igreja e aos pobre, estejam sempre convosco.
TODOS: : BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
DIRIGENTE: Estamos diante de Jesus sacramentado, que continua a nos amar, chamar e enviar como colaboradores do seu Reino.
TODOS: EIS-ME AQUI, SENHOR, EIS-ME AQUI, SENHOR PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER DO TEU AMOR, PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER DO TEU AMOR, EIS-ME AQUI, SENHOR.
DIRIGENTE: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará». Este alimento vo-lo pedimos, porque cremos que estais presente e Vos
adoramos no Sacramento da Eucaristia.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede...». Eis-nos, viemos à Vossa divina presença para sermos saciados.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele». Aqui estamos diante de Vós para nos unirmos a Vós como os ramos à videira, para morarmos em Vós e Vós conosco.
TODOS: Graças e louvores se deem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
CANTO:
a) Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir
Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração
b) Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo momento, Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento
E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti
Ilumina minhas trevas com Tua luz\
DIRIGENTE:O sacramento da ordem para o grau do diaconato é, primeiramente um chamado ao serviço. Eis aí o chamado de Deus ao vocacionado e a realização do ministério: Servir à Deus, à Igreja, à comunidade do Povo de Deus. O Diaconato Permanente manifesta simultaneamente no ordenado a sua vocação de pai e esposo, e de consagração à comunidade eclesial. Por isso sua vocação é bastante abrangente e complexa, contemplando três grandes dimensões: familiar, profissional e eclesial.
TODOS: Esta é a nossa vocação, seguir o Cristo mais de perto, vivendo o Evangelho até às últimas consequências, levando a vida comunitária e prestando os mais diversos serviços aos irmãos. Testemunhando a todos a alegria do ressuscitado.
L1: Nossa alegria é lembrar: “Antes da criação do mundo Deus já nos havia escolhido”.
L2: Nossa alegria é lembrar: “Antes de sairmos do seio de nossa mãe, Deus já nos havia escolhido para si”.
L3: Nossa alegria é lembrar: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu quem vos escolhi”.
L4: Nossa alegria é lembrar: “Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-vos o Reino de Deus”.
L 5: Nossa alegria é lembrar: de todos os passos dados de alegria, tristezas, esforços, sacrifícios, lutas e conquistas ao longo destes quatro anos de preparação na EDASF.
TODOS: ONIPOTENTE E BOM SENHOR, A TI A HONRA, GLORIA E LOUVOR. TODAS AS BENÇAOS, DE TI NOS VEM E TODO O POVO TE DIZ: AMÉM!
TODOS: Senhor, Pai de bondade, fazei crescer no meu coração o amor que faz o vosso Filho entregar sua vida pelos seus. Que o vosso Espírito fecunde sempre minha vida e o ministério que da vossa bondade recebi para que, do fundo do meu coração, possa responder como Pedro: Jesus, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (cf. Jo 21,17). Eis-me aqui, Senhor, disponível para a missão, especialmente no meio dos pobres, dos excluídos: "Envia-me!" Amém!
SILENCIO CONTEMPLATIVO
CANTO: a) É teu este momento de adoração, não tenho nem palavras para me expressar. No brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo, meu lugar.
b) E quando estamos juntos entre nós estás, passando em nosso meio a nos abençoar; e tocas com ternura com a tua mão, a cada um que abre o coração.
REF. Minhas mãos se elevam, minha voz te louva, o meu ser se alegra, quando estou em tua presença, Senhor.
DIRIGENTE: Dom Pedro Guimarães recorda que o diaconato é sacramento da caridade, pois os diáconos "são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do batismo e do matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja" (DAp 205). Isto quer dizer que os diáconos não são ordenados para uma missão além do mundo que nos rodeia, mas devem ajudar a construir um mundo mais de acordo com o projeto de Deus, declarou. Dom Pedro. Apresenta Abraão como um exemplo a ser seguido pelos diáconos que devem ser "obedientes, acolhedores, diligentes, caridosos (Gn 22,1ss;18,1ss), afáveis, hospitaleiros, sinceros nas palavras e no coração, prudentes e discretos, generosos e disponíveis no serviço, capazes de se oferecer pessoalmente e de suscitar, em todos, relações genuínas e fraternas, prontos a compreender, perdoar e consolar".
REFRAO: ONDE REINA O AMOR, FRATERNO AMOR. ONDE REINA O AMOR, DEUS AI ESTÁ.
REFRÃO: TE AMAREI, SENHOR, TE AMAREI, SENHOR. EU SÓ ENCONTRO A PAZ E A ALEGRIA, BEM PERTO DE TI (2X)
PRE-DIÁCONOS: Jesus Cristo, Irmão, Mestre e Senhor enviado do Pai e Diácono dos Irmãos, ensina-me a ser livre para amar e servir a família, a comunidade, os pobres. Espírito Santo, abre meu coração para acolher a Palavra e assumir a ação evangelizadora da Igreja através do Serviço, do diálogo, do Anúncio e do Testemunho da Comunhão. Maria, Mãe de Jesus e Modelo da Igreja servidora. Ajuda-me a trabalhar para construir, com minha família, meu irmãos e irmãs o Reino de Deus entre nós. Amém.
SILENCIO CONTEMPLATIVO
TÃO SUBLIME SACRAMENTO
a)Tão sublime sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.
b) Ao eterno Pai cantemos e a Jesus o Salvador. Ao Espírito exaltemos na Trindade, eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém!
DIRIGENTE: Oremos: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramentonos deixaste o memorial da vossa paixão,concedei-nos a graçade venerar de tal modo os mistérios do vosso Corpo e Sangueque sintamos continuamente os frutos da vossa redenção.Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. / Amem
BENÇÃO COM O SANTISSIMO ( em silencio)
ACLAMAÇÕES: Bendito seja Deus/ Bendito o Seu Santo Nome/ Bendito Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem/ Bendito o Nome de Jesus/ Bendito o Seu Sacratíssimo Coração/ Bendito o Seu Preciosíssimo Sangue / Bendito Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar/ Bendito o Espírito Santo Paráclito/ Bendita a excelsa Mãe de Deus Maria Santíssima/ Bendita a sua Santa e Imaculada Conceição/ Bendita a sua Gloriosa Assunção/ Bendito o Nome de Maria Virgem e Mãe/ Bendito S. José seu Castíssimo Esposo/ Bendito seja Deus nos Seus Anjos e nos Seus Santos.
ORAÇÃO PELA IGREJA E PELA PÁTRIA
Deus e Senhor nosso, protegei a Vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa; sobre o nosso (Arce)Bispo, sobre o nosso Pároco e sobre todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (Arce)Bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
RECOLHIMENTO
CANTO FINAL
MARIA DE DEUS, SENHORA DA PAZ
A) É bom estarmos juntos nesta mesa do Senhor E sentirmos Sua presença no calor do nosso irmão. Deus nos reúne aqui, em um só Espírito , em um só coração. Toda a família vem, não falta ninguém nesta comunhão.
E Vem, cantando entre nós, Maria de Deus, Senhora da Paz. E vem, orando por nós, a Mãe de Jesus (2x)
B) Maria, nossa mãezinha, nos convida à união.Sua presença une, faz-nos todos mais irmãos.Nossa Senhora escuta o nosso silêncio, a nossa oração; e apresenta ao Filho, que se dá no Vinho, que se dá no Pão.
http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/2012/11/23/adoraao-eucaristica-diaconal-2046.htm
COMENTARISTA: Nesta adoração eucarística, dirijamos o nosso olhar para Aquele é que a fonte e a razão de todo chamado, de toda vocaçao. A Jesus, servo humilde e obediente, nossa imensa gratidão por esta primeira turma do diaconato permanente da Arquidiocese de São Luis e da Capelania Militar. Por ser uma vocação fundamental na vida e na missão da Igreja, intensificamos nossas orações para que o Senhor da messe e Pastor do rebanho faça crescer em número e em qualidade os seus escolhidos chamados a responder com um generoso sim aos apelos que o Senhor faz ressoar na Igreja. Acolhendo Jesus Eucarístico, cantemos.
CANTO: GLÓRIA A JESUS NA HÓSTIA SANTA, que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.
Que o Santo Sacramento , que é o próprio Cristo Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz.
b) Glória a Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar, lá no Sacrário, o dia inteiro , que o vamos todos procurar.
c) Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão , purificado , enriquecido, deixa-nos sempre o coração.
EM NOME DO PAI, E DO FILHO....
DIRIGENTE: : Deus Pai, origem de cada vocação, Jesus Cristo, fonte de cada generosa resposta e o Espírito Santo, força de cada fidelidade, vos façam doar-nos à Igreja e aos pobre, estejam sempre convosco.
TODOS: : BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
DIRIGENTE: Estamos diante de Jesus sacramentado, que continua a nos amar, chamar e enviar como colaboradores do seu Reino.
TODOS: EIS-ME AQUI, SENHOR, EIS-ME AQUI, SENHOR PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER DO TEU AMOR, PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER DO TEU AMOR, EIS-ME AQUI, SENHOR.
DIRIGENTE: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará». Este alimento vo-lo pedimos, porque cremos que estais presente e Vos
adoramos no Sacramento da Eucaristia.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede...». Eis-nos, viemos à Vossa divina presença para sermos saciados.
TODOS: Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
DIRIGENTE: Jesus, Vós dissestes: «Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele». Aqui estamos diante de Vós para nos unirmos a Vós como os ramos à videira, para morarmos em Vós e Vós conosco.
TODOS: Graças e louvores se deem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
CANTO:
a) Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir
Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração
b) Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo momento, Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento
E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti
Ilumina minhas trevas com Tua luz\
DIRIGENTE:O sacramento da ordem para o grau do diaconato é, primeiramente um chamado ao serviço. Eis aí o chamado de Deus ao vocacionado e a realização do ministério: Servir à Deus, à Igreja, à comunidade do Povo de Deus. O Diaconato Permanente manifesta simultaneamente no ordenado a sua vocação de pai e esposo, e de consagração à comunidade eclesial. Por isso sua vocação é bastante abrangente e complexa, contemplando três grandes dimensões: familiar, profissional e eclesial.
TODOS: Esta é a nossa vocação, seguir o Cristo mais de perto, vivendo o Evangelho até às últimas consequências, levando a vida comunitária e prestando os mais diversos serviços aos irmãos. Testemunhando a todos a alegria do ressuscitado.
L1: Nossa alegria é lembrar: “Antes da criação do mundo Deus já nos havia escolhido”.
L2: Nossa alegria é lembrar: “Antes de sairmos do seio de nossa mãe, Deus já nos havia escolhido para si”.
L3: Nossa alegria é lembrar: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu quem vos escolhi”.
L4: Nossa alegria é lembrar: “Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-vos o Reino de Deus”.
L 5: Nossa alegria é lembrar: de todos os passos dados de alegria, tristezas, esforços, sacrifícios, lutas e conquistas ao longo destes quatro anos de preparação na EDASF.
TODOS: ONIPOTENTE E BOM SENHOR, A TI A HONRA, GLORIA E LOUVOR. TODAS AS BENÇAOS, DE TI NOS VEM E TODO O POVO TE DIZ: AMÉM!
TODOS: Senhor, Pai de bondade, fazei crescer no meu coração o amor que faz o vosso Filho entregar sua vida pelos seus. Que o vosso Espírito fecunde sempre minha vida e o ministério que da vossa bondade recebi para que, do fundo do meu coração, possa responder como Pedro: Jesus, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (cf. Jo 21,17). Eis-me aqui, Senhor, disponível para a missão, especialmente no meio dos pobres, dos excluídos: "Envia-me!" Amém!
SILENCIO CONTEMPLATIVO
CANTO: a) É teu este momento de adoração, não tenho nem palavras para me expressar. No brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo, meu lugar.
b) E quando estamos juntos entre nós estás, passando em nosso meio a nos abençoar; e tocas com ternura com a tua mão, a cada um que abre o coração.
REF. Minhas mãos se elevam, minha voz te louva, o meu ser se alegra, quando estou em tua presença, Senhor.
DIRIGENTE: Dom Pedro Guimarães recorda que o diaconato é sacramento da caridade, pois os diáconos "são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do batismo e do matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja" (DAp 205). Isto quer dizer que os diáconos não são ordenados para uma missão além do mundo que nos rodeia, mas devem ajudar a construir um mundo mais de acordo com o projeto de Deus, declarou. Dom Pedro. Apresenta Abraão como um exemplo a ser seguido pelos diáconos que devem ser "obedientes, acolhedores, diligentes, caridosos (Gn 22,1ss;18,1ss), afáveis, hospitaleiros, sinceros nas palavras e no coração, prudentes e discretos, generosos e disponíveis no serviço, capazes de se oferecer pessoalmente e de suscitar, em todos, relações genuínas e fraternas, prontos a compreender, perdoar e consolar".
REFRAO: ONDE REINA O AMOR, FRATERNO AMOR. ONDE REINA O AMOR, DEUS AI ESTÁ.
REFRÃO: TE AMAREI, SENHOR, TE AMAREI, SENHOR. EU SÓ ENCONTRO A PAZ E A ALEGRIA, BEM PERTO DE TI (2X)
PRE-DIÁCONOS: Jesus Cristo, Irmão, Mestre e Senhor enviado do Pai e Diácono dos Irmãos, ensina-me a ser livre para amar e servir a família, a comunidade, os pobres. Espírito Santo, abre meu coração para acolher a Palavra e assumir a ação evangelizadora da Igreja através do Serviço, do diálogo, do Anúncio e do Testemunho da Comunhão. Maria, Mãe de Jesus e Modelo da Igreja servidora. Ajuda-me a trabalhar para construir, com minha família, meu irmãos e irmãs o Reino de Deus entre nós. Amém.
SILENCIO CONTEMPLATIVO
TÃO SUBLIME SACRAMENTO
a)Tão sublime sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.
b) Ao eterno Pai cantemos e a Jesus o Salvador. Ao Espírito exaltemos na Trindade, eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém!
DIRIGENTE: Oremos: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramentonos deixaste o memorial da vossa paixão,concedei-nos a graçade venerar de tal modo os mistérios do vosso Corpo e Sangueque sintamos continuamente os frutos da vossa redenção.Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. / Amem
BENÇÃO COM O SANTISSIMO ( em silencio)
ACLAMAÇÕES: Bendito seja Deus/ Bendito o Seu Santo Nome/ Bendito Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem/ Bendito o Nome de Jesus/ Bendito o Seu Sacratíssimo Coração/ Bendito o Seu Preciosíssimo Sangue / Bendito Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar/ Bendito o Espírito Santo Paráclito/ Bendita a excelsa Mãe de Deus Maria Santíssima/ Bendita a sua Santa e Imaculada Conceição/ Bendita a sua Gloriosa Assunção/ Bendito o Nome de Maria Virgem e Mãe/ Bendito S. José seu Castíssimo Esposo/ Bendito seja Deus nos Seus Anjos e nos Seus Santos.
ORAÇÃO PELA IGREJA E PELA PÁTRIA
Deus e Senhor nosso, protegei a Vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa; sobre o nosso (Arce)Bispo, sobre o nosso Pároco e sobre todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (Arce)Bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
RECOLHIMENTO
CANTO FINAL
MARIA DE DEUS, SENHORA DA PAZ
A) É bom estarmos juntos nesta mesa do Senhor E sentirmos Sua presença no calor do nosso irmão. Deus nos reúne aqui, em um só Espírito , em um só coração. Toda a família vem, não falta ninguém nesta comunhão.
E Vem, cantando entre nós, Maria de Deus, Senhora da Paz. E vem, orando por nós, a Mãe de Jesus (2x)
B) Maria, nossa mãezinha, nos convida à união.Sua presença une, faz-nos todos mais irmãos.Nossa Senhora escuta o nosso silêncio, a nossa oração; e apresenta ao Filho, que se dá no Vinho, que se dá no Pão.
http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/2012/11/23/adoraao-eucaristica-diaconal-2046.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário