Twitterizando
- Pe. Zezinho scj - 27/11/2012
- Pe. Zezinho scj - 26/11/2012
- Pe. Zezinho scj - 25/11/2012
- Pe. Zezinho scj - 24/11/2012
- Pe. Zezinho scj - 23/11/2012
- Pe. Zezinho scj - 22/11/2012
- Pe. Zezinho scj -
- Pe. Zezinho scj - 21/11/2012
- Pe. Zezinho scj -
- Pe. Zezinho scj - 20/11/2012
- Pe. Zezinho scj -
- Pe. Zezinho scj - 17/11/2012
- Pe. Zezinho scj -
- Pe. Zezinho scj - 16/11/2012
- Pe. Zezinho scj -
Quando dois crentes brigam por suas Bíblias nem se dão conta de que estão brigando pelas versões aceitas pelas sua Igrejas. Como nenhum deles sabe grego ou aramaico, estão apostando nos que a verteram para o grego, para o latim e para o vernáculo. É briga em favor do tradutor e não do autor.
É bonito ver uma pessoa dando testemunho em favor da Igreja onde conheceu Jesus e onde se converteu. É para isso que existem os grupos religiosos. É triste e feio quando esta mesma pessoa faz pouco caso das outras Igrejas e dos outros grupos de fé, onde milhares também se converteram. Mostra que não se convertem de verdade! Fala uma coisa e faz outra.
Há muitas maneiras de provocar. Podemos chamar para a briga, chamar para a reflexão, chamar para a conversão. Com diálogo é mais sereno. Quem provoca para diminuir o outro está chamando para a briga.
Diálogo é bom. Debate em geral acaba em agressão verbal. Não aceito nunca ir a debates. Menos ainda na televisão. Lá o debate é usado como estratégia de segurar a audiência. Você que se vrire!
Bíblia é livro; não é porrete. Usá-la para atacar os outros é transformá-la em arma de agressão. Use sua Bíblia para dialogar sobre a versão da sua Igreja e a versão da Igreja deles. Se este livro não gerar fraternidade, vira porrete. Transforma o pregador em provocador.
Não provoque, mas não se deixe encurralar quando for provocador. Fale calmamente e exija do provocador os mesmos minutos que usou para falar. Se ele o interromper, vá embora. Ele não é serio.
Um fanático perguntou-me se eu não tinha vergonha de carregar uma cruz no peito. Perguntei se não tinha vergonha de carregar a Bíblia no bolso ou no sovaco! Eu, pelo menos, levo a Bíblia na mão e a cruz no peito para mostrar a gratidão que sinto por aquele que morreu por nós dois numa cruz.
Acusar uma pessoa de idólatra, só porque tem imagens é o mesmo que acusar de assassino quem tem facas na cozinha, de incendiário quem tem fósforos no bolso, ou de bêbado quem tem vinho em casas. Nada disso é proibido para quem sabe usar. Além de injustiça é calúnia. E a calúnia leva para o inferno. Diga isso ao seu parente fanático e desinformado.
Quando alguém com dois ou três anos de Bíblia me provoca tentando mostrar que sabe mais Bíblia do que eu, eu o deixo falar bastante. Afinal, eu leio há 40 anos. Depois, faço algumas perguntas incomodas. Começo a comparar suas respostas com passagens que dizem outra coisa. A conversa nunca chega ao fim. Ou ficam zangados ou mudam de assunto. Então, porque provocam? Alguma coisa eu sei, ora, bolas!
O mesmo Deus que mandou fazer dois querubins de ouro e outras imagens, aprovou a destruição do bezerro de ouro. Moisés quebrou as tábuas da lei. Era como se hoje um pastor ou um padre rasgassem uma bíblia de maneira dramática para seu povo entender o que é adoração e o que é idolatria. Moisés fez isso.
A Bíblia é como uma imagem de papel. A exemplo da imagem de madeira ou de pedra, ela não fala. Mas, quem sabe ler e além disso, refletir, acaba “ouvindo” aquele papel. É um sinal para se lido e entendido.
Quando alguém me acusa de idólatra por ter imagem eu o acuso de incendiário por ter fósforos em casa. Ele responde que sabe usar o fogo com responsabilidade. E eu retruco que eu também sei o que fazer com as imagens. De quebra mando ler umas dez passagens da Bíblia!
As nuvens também não falam, mas avisam que vem mudança de tempo! Basta saber interpretar.
As imagens são gesso, madeira, vidro e aço que não falam. Mas podem ser sinais para quem sabe ler.
Imagens não falam, mas sinalizam. Não se vive só de fala. Sinais também ajudam a viver.
http://www.padrezezinhoscj.com/wallwp/archives/category/twitter-pe-zezinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário