CRISTO PEDE A TODO CATÓLICO DE HOJE , UMA OPÇÃO RADICAL : FICA OU VAI EMBORA - LITURGIA DIÁRIA , 26 DE OUTUBRO DE 2012
CRISTO PEDE A TODO CATÓLICO DE HOJE UMA OPÇÃO RADICAL : FICA OU VAI EMBORA
MEXICO D.F., 30 AGO. 12 / 11:08 AM (ACI/EWTN NOTICIAS).- O BISPO DO CANCÚN-CHETUMAL (MÉXICO), DOM PEDRO PABLO ELIZONDO, ASSINALOU RECENTEMENTE QUE CRISTO PEDE A TODO CATÓLICO NO MUNDO DE HOJE QUE OPTE RADICALMENTE POR ELE , PORQUE ANTE O SENHOR NÃO HÁ A OPÇÃO DE SER MEDÍOCRE OU INDIFERENTE
EM UM ARTIGO PUBLICADO NO DIA 27 DE AGOSTO NO SITE DA CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO MEXICANO E TITULADO "DEFINA-TE, FICA OU VAI EMBORA", O PRELADO FEZ UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PALAVRAS DO SENHOR SOBRE A EUCARISTIA E A POUCA COMPREENSÃO QUE RECEBEU DE QUEM ESCUTOU JESUS E QUALIFICOU SUAS PALAVRAS COMO "DURAS"
DOM ELIZONDO AFIRMA QUE : "FRENTE AO RECHAÇO DOS SEUS SEGUIDORES, JESUS NÃO SE ASSUSTA NEM SE DESANIMA , SÓ PEDE QUE FRENTE A ELE SE TOME UMA OPÇÃO RADICAL , PEDE AO HOMEM QUE O ADMIRA QUE SE DEFINA, COM ELE OU CONTRA ELE . FRENTE A CRISTO NÃO SE PODE FICAR INDIFERENTE , TEM QUE FAZER UMA OPÇÃO : CRER OU NÃO CRER , FICA OU VAI , COMIGO OU CONTRA MIM" . "SE NÃO NOS DEFINIRMOS PELO BEM, SEREMOS ARRASTADOS PELO MAL; NÃO PRECISAMOS NOS DECIDIR PELO MAL PARA ACABAR MAU, MAS SIM PRECISAMOS NOS DECIDIR PELO BEM PARA ACABAR BEM"
O BISPO INDICOU TAMBÉM QUE "O SER HUMANO É FRÁGIL E INSUFICIENTE PARA SER FELIZ , POR ISSO PRECISA DECIDIR-SE PELO BEM E BUSCAR AJUDA PARA PODER OBTÊ-LO , “MAS A SOBERBA NÃO PERMITE QUE O RECONHEÇA E PEÇA AJUDA . JESUS CRISTO NÃO GOSTA DAS INDEFINIÇÕES , DAS DÚVIDAS, DO MEIO TERMO . CRISTO É RADICAL FRENTE A QUEM DUVIDA EM SEGUI-LO", ACRESCENTA
SOBRE O MUNDO ATUAL , DOM ELIZONDO DENUNCIA QUE : "O MUNDO DE HOJE , NOS ENVOLVE FACILMENTE NA CONFUSÃO E NA DÚVIDA . O MUNDO EM QUE NÓS VIVEMOS FAVORECE UMA VIDA CÔMODA E MEDÍOCRE ; O MUNDO EM QUE VIVEMOS PROPICIA AS DUAS CARAS , A INCOERÊNCIA . O MUNDO GOSTA QUE VIVAMOS DE APARÊNCIAS , QUE DIGAMOS QUE ACREDITAMOS MAS QUE VIVAMOS COMO SE NÃO ACREDITÁSSEMOS . MUITA GENTE DIZ TER FÉ MAS NÃO PRATICA , COMO SE SE PUDESSE ACREDITAR EM UMA COISA E VIVER OUTRA , COMO SE SE PUDESSE SEGUIR A JESUS CRISTO MAS EM REALIDADE ESTAR SEGUINDO AS APETÊNCIAS DO MUNDO E DAS NOSSAS PAIXÕES DESORDENADAS"
POR ISSO , PRECISA O PRELADO : "HOJE MAIS QUE NUNCA É TEMPO DE NOS DECIDIR RADICALMENTE : SEGUI-LO OU DEIXÁ-LO, COM ELE OU CONTRA ELE . NÃO PODEMOS PÔR UMA VELA A DEUS E OUTRA VELA AO DIABO . CRISTO VOLTA A PERGUNTAR-NOS , VOCÊ TAMBÉM QUER IR EMBORA? . VOCÊ TAMBÉM TEM QUE SE DECIDIR E SE DEFINIR RADICALMENTE , FICA OU O DEIXA , FICA COM ELE OU VAI EMBORA , MAS NÃO PODE SEGUIR SE ENGANANDO . TOMARA QUE , COMO SÃO PEDRO , VOCÊ POSSA DIZER-LHE , ‘A QUEM IREMOS SENHOR ? SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA”
DOM ELIZONDO RECORDOU TAMBÉM QUE : "ACREDITAR EM JESUS É ACEITAR TODAS SUAS PALAVRAS E TODOS SEUS ENSINAMENTOS SOBRE AS VIRTUDES E OS VALORES DO REINO DE DEUS ATÉ SUAS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS"
DEUS NOS BUSCA COM SEU AMOR E É ESTE AMOR QUE NOS SALVA . A TENTATIVA HUMANA DE ALCANÇAR DEUS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO TEÓRICO OU DO ESFORÇO MORALISTA É UM EMPREENDIMENTO FALIDO . O AMOR QUE NOS SALVA É O AMOR QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO, SE ENCARNOU E MORREU POR NÓS NA CRUZ . OS FARISEUS TÊM ESTE AMOR DIANTE DE SI , AO ALCANCE DA MÃO , MAS NÃO CONSEGUEM SE ENCONTRAR COM ELE . NA EUCARISTIA DOMINICAL EXPERIMENTAMOS O ENCONTRO DE NOSSAS MISÉRIAS COM A MISERICÓRDIA DE DEUS . ABRAMO-NOS A ESTA VERDADE . QUEM TEM "UM DEUS TÃO PRÓXIMO DE SI COMO ESTÁ PRÓXIMO DE NÓS O SENHOR , NOSSO DEUS?" (DT 4, 7)
FALA BENTO XVI : "NÓS CREMOS NO AMOR DE DEUS" — DESTE MODO PODE O CRISTÃO EXPRIMIR A OPÇÃO FUNDAMENTAL DA SUA VIDA. AO INÍCIO DO SER CRISTÃO, NÃO HÁ UMA DECISÃO ÉTICA OU UMA GRANDE IDEIA, MAS O ENCONTRO COM UM ACONTECIMENTO, COM UMA PESSOA QUE DÁ À VIDA UM NOVO HORIZONTE E, DESTA FORMA, O RUMO DECISIVO . NO SEU EVANGELHO , JOÃO TINHA EXPRESSADO ESTE ACONTECIMENTO COM AS PALAVRAS SEGUINTES : 'DEUS AMOU DE TAL MODO O MUNDO QUE LHE DEU O SEU FILHO ÚNICO PARA QUE TODO O QUE N'ELE CRER (...) TENHA A VIDA ETERNA' (3, 16) . COM A CENTRALIDADE DO AMOR , A FÉ CRISTÃ ACOLHEU O NÚCLEO DA FÉ DE ISRAEL E , AO MESMO TEMPO , DEU A ESTE NÚCLEO UMA NOVA PROFUNDIDADE E AMPLITUDE" (BENTO XVI, DEUS CARITAS EST, 1)
BENTO XVI : “A FALSIDADE É A MARCA DO DIABO” . VATICANO, 26 AGO. 12 / 09:35PM (ACI/EWTN NOTICIAS) - EM SUAS PALAVRAS PRÉVIAS À ORAÇÃO DO ÂNGELUS , JUNTO AOS FIÉIS REUNIDOS EM SUA RESIDÊNCIA DE CASTEL GANDOLFO , O PAPA BENTO XVI RECORDOU A TRAIÇÃO DE JUDAS , QUE PERMANECEU NÃO POR AMOR , MAS POR VINGANÇA , E CUJA CULPA MAIS GRAVE "FOI A FALSIDADE , QUE É A MARCA DO DIABO"
O SANTO PADRE ASSINALOU : "ELE PODERIA TER IDO EMBORA, COMO FIZERAM OS OUTROS DISCÍPULOS, OU MELHOR, DEVERIA TER IDO EMBORA, SE TIVESSE SIDO HONESTO. PORÉM, FICOU COM JESUS. FICOU NÃO POR CAUSA DA FÉ, NEM POR AMOR, MAS COM A INTENÇÃO SECRETA DE SE VINGAR DO MESTRE. POR QUÊ? PORQUE JUDAS SE SENTIA TRAÍDO POR JESUS, E DECIDIU QUE, POR SUA VEZ, IRIA TRAÍ-LO . JUDAS ERA UM ZELOTA, E QUERIA UM MESSIAS VENCEDOR PARA GUIAR UMA REVOLTA CONTRA OS ROMANOS . MAS JESUS TINHA DECEPCIONADO ESSAS EXPECTATIVAS . O PROBLEMA É QUE JUDAS NÃO FOI EMBORA , E SUA CULPA MAIS GRAVE FOI A FALSIDADE , QUE É A MARCA DO DIABO" , ASSINALOU O SANTO PADRE
O PAPA INDICOU QUE POR ISSO JESUS DISSE AOS DOZE APÓSTOLOS QUE "UM DE VÓS É UM DIABO!" . BENTO XVI ASSINALOU QUE NO EVANGELHO DE HOJE INDICA QUE MUITOS SEGUIDORES DE JESUS SE AFASTARAM DELE E DEIXARAM DE ACOMPANHÁ-LO ,"PORQUE NÃO ACREDITARAM NAS PALAVRAS DE JESUS QUE DIZIA: EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. O QUE COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE . PARA ELES ESTA REVELAÇÃO PERMANECIA INCOMPREENSÍVEL, A ENTENDIAM EM SENTIDO MATERIAL, ENQUANTO QUE AQUELAS PALAVRAS PREANUNCIAVAM O MISTÉRIO PASCAL DE JESUS, EM QUE ELE DARIA A SI MESMO PELA SALVAÇÃO DO MUNDO"
O SANTO PADRE RECORDOU QUE DEPOIS JESUS SE DIRIGE AOS APÓSTOLOS E LHES PERGUNTA SE ELES TAMBÉM QUEREM IR-SE, "E COMO EM OUTRAS SITUAÇÕES, FOI PEDRO QUEM TOMOU A PALAVRA E RESPONDEU EM NOME DOS DOZE : "SENHOR, A QUEM IRÍAMOS NÓS? TU TENS AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. E NÓS CREMOS E SABEMOS QUE TU ÉS O SANTO DE DEUS" . AO CONCLUIR , O SANTO PADRE PEDIU À VIRGEM MARIA QUE "NOS AJUDE A CRER EM JESUS E SEGUI-LO FIELMENTE ATÉ O FIM , COMO SÃO PEDRO , E A SER SEMPRE HONESTOS COM ELE E COM TODOS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário