Cristão pode fazer tatuagem? As tatuagens e a Bíblia Sagrada
Uma leitora, - cujo nome não divulgaremos por não estarmos autorizados, enviou a seguinte pergunta para o e-mailvozdaigeja@gmail.com:
"Gostaria de saber o que a bíblia diz a respeito dastatuagens, e em qual evangelho encontro a resposta."
Reproduzimos abaixo a nossa resposta enviada à leitora, por considerarmos que possa representar também as dúvidas de outros leitores. Que seja útil.
![]() |
| Carla Perez e a sua "tattoo radical" |
![]() |
| Agora todo mundo tem, e a tatuagem deixou de ser a marca de uma personalidade forte ou um sinal de rebeldia. |
A Bíblia Sagrada não menciona, direta ou literalmente, a questão das tatuagens, mas algumas passagens são relacionadas ao tema. Vejamos o que a Escritura tem a dizer:
"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."(Levítico 19,28)
Pelo contexto do texto do Levítico (e de Deuteronômio 14,1,2) vemos que as marcas no corpo tinham relação com os rituais pagãos que envolviam necromancia e consulta aos mortos (o mesmo que hoje é chamado de 'mediunidade'). As marcas no corpo faziam parte da vinculação da pessoa à crença nos deuses e na prática dos seus rituais pagãos, e os simbolizavam. Já o dragão, um dos temas preferidos para as "tattoos", no contexto bíblico representa o demônio.
Porém, mais importante do que saber aquilo que a Bíblia diz literalmente é entender que não é recomendável que um cristão marque seu corpo para o resto da vida com tatuagens, pois o seu corpo é Templo do Espírito Santo, como diz São Paulo Apóstolo em I Coríntios 6,19,20:
"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo:"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (I Coríntios 10,23).
"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12,1,2)
Hoje em dia, parece que todo o mundo está se tatuando, e já faz algum tempo que tatuagem deixou de ser algo que diferencia uma pessoa ou um gesto de rebeldia. Não devemos generalizar e dizer que toda pessoa tatuada é uma pecadora, ou que está condenada. Se você tem tatuagem, não pense que não pode se aproximar de Deus por isso. Deus é Pai Misericordioso. Deus é amor! Mas eu não aconselharia ninguém a se tatuar.
-
-
-
-
![]() |
| Qual será a próxima moda? |
Por Henrique Sebastião
-




Nenhum comentário:
Postar um comentário