Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Data: 25-05-2012
Sexta-feira
Leituras do dia: At 25,13b-21:
Alguns dias depois, o rei Agripa e Berenice desceram a Cesareia  para saudar Festo. Como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo: “Felix deixou preso aqui um certo homem. Quando estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus vieram queixar-se dele comigo pedindo a sua condenação. Respondi-lhes que não era costume dos romanos condenar homem algum, antes de ter confrontado o acusado com os seus acusadores, e antes de se lhe dar a liberdade de defender-se dos crimes que lhe são imputados. Compareceram aqui. E, eu, sem demora, logo no dia seguinte, dei audiência e ordenei que conduzissem esse homem. Apresentaram-se os seus acusadores, mas não o acusaram de nenhum dos crimes de que eu suspeitava. Eram só desavenças entre eles a respeito da sua religião, e uma discussão a respeito de um tal Jesus, já morto, e que Paulo afirma estar vivo. Vi-me perplexo quanto ao modo de inquirir estas questões e perguntei-lhe se queria ir a Jerusalém e ser ali julgado. Mas, como Paulo apelou para o julgamento do imperador, mandei que fique detido ate que o remeta a Cesar.” 

Sl 102(103):
Cântico das misericórdias divinas
Bendize, o minha alma, ao Senhor,
E tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, o minha alma, ao Senhor,
E jamais te esqueças de todos os seus benefícios.
E ele que perdoa as tuas faltas,
E sara as tuas enfermidades.
E ele que salva tua vida da morte,
E te coroa de bondade e de misericórdia.
E ele que cumula de benefícios a tua vida,
E renova a tua juventude como a da águia.
O Senhor faz justiça,
Da o direito aos oprimidos.
Revelou seus caminhos a Moises,
O Senhor e bom e misericordioso,
Lento para a cólera e cheio de clemência.
Ele não esta sempre a repreender.
Nem eterno e o seu ressentimento.
Não nos trata segundo os nossos pecados,
Nem nos castigara em proporção de nossas faltas.

Porque tanto os céus distam da terra,
Quando sua misericórdia e grande para os que o temem.
Tanto o Oriente dista do Ocidente,
Quanto ele afasta de nos nossos pecados.
Como um pai tem piedade de seus filhos,
Assim o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Porque ele sabe de que e que somos feitos,
E não se esquece de que somos pó.
Os dias do homem são semelhantes a erva,
Ele floresce como a flor dos campos.
Apenas sopra o vento, já não existe,
E nem se conhece mais o seu lugar.E eterna, porem, a misericórdia do Senhor para com os que o temem.
E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos,
Sobre os que guardam a sua aliança,
E, lembrando , cumprem seus mandamentos.
Nos céus estabeleceu o Senhor o seu trono,
E o seu império se estende sobre o universo.

Bendizei ao Senhor todos os seus anjos,
Valentes heróis que cumpra suas ordens,
Sempre dóceis a sua palavra.
Bendizei ao Senhor, todas as suas obras,
Em todos os lugares onde ele domina.
Bendize, o minha alma, ao Senhor.

Jo 21,15-19:
Profissão de amor de Pedro

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes” Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo.” Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.” Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me” Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.” Perguntou-lhe terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me” Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me”, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo.” Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas: Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moco, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderas as tuas mãos, e outro te cingira e te levara para onde não queres.” Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus.
E depois de assim ter falado, acrescentou: “Segue-me!”   


Nenhum comentário: