Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO DIA

11/02 Deus tem um projeto - Pe Zezinho, scj

Deus tem um projeto 
Pe. Zezinho, scj

Nunca vi os engenheiros que fizeram a Torre Eiffel e a Represa de Itaipu, mas sei que quem fez aquilo tinha um projeto.
Não foram fazendo sem saber aonde queriam chegar. Não entendo aqueles projetos, mas vejo o seu resultado.
Então, concluo que eles eram homens e mulheres muito inteligentes.
Nunca vi Deus, mas pelo que vejo e sei do Universo e da vida, sei que Ele tinha e tem um projeto.
Eu não entendo como e porque, mas pelo que vejo a cada nova descoberta, sei que se trata de um ser extremamente inteligente.
Isso aqui não está acontecendo por acaso.
O projeto de Deus é resultado de um ser inteligente. Todas as pessoas inteligentes fazem projetos. E o fazem por serem inteligentes. Não ter projeto pode ser falta de inteligência. É como querer erguer uma ponte na correnteza sem antes pensar na força do rio e em como contorná-la. O castor, ao construir seus diques, não tem um projeto. Ele o faz por instinto. O João de Barro não tem um projeto: ele o faz por instinto. Por isso, todos os João de Barro de todos os lugares do mundo fazem a mesma casa e quase que do mesmo jeito. Mas o ser humano modifica os seus projetos, faz projetos diferentes e tem visões diferentes, porque é inteligente!
Deus também. Por ser um Ser totalmente, infinitamente inteligente, tem um projeto gigantesco, infinito, que é o seu projeto de amor, mas aplica esse projeto de maneira especial para cada ser humano e para cada vida. Ele tem um projeto para mim, que é diferente do projeto que tem para você. Tem um projeto para Maria, que é diferente do projeto que tem para o João. Um para a Maria Lúcia, que é diferente do projeto que tem para o Sebastião. Maria e Sebastião formam um casal, mas cada um deles recebeu um projeto de Deus, primeiro como indivíduo, depois como casal.
Além disso, Deus, ao ter o Seu projeto infinito, coloca cada pessoa dentro do Seu projeto, respeitando a liberdade desta pessoa. Eu não sou obrigado a amar a Deus. Jesus mesmo disse aos fariseus: "Morrereis no vosso pecado" (Jo 8,21). Jesus não tinha como mudá-los e avisou a eles: "Eu não posso forçá-los a amar". Não forçou o jovem rico (Mt 19,22-23). E chorou sobre Jerusalém porque Jerusalém não o quis (Mt 23,37): "Cuidado, vocês vão morrer na pior. Eu não tenho como forçar o amor e a justiça em vocês". Ele pergunta a Judas: "É com um beijo que trais o filho do homem?" (Lc 22,48). Jesus não podia forçar Judas a ser bom. Criou condições, mas Judas não aceitou. Se há uma coisa que Deus não pode fazer é deixar de amar. Mas também há uma coisa que Deus não pode fazer: obrigar-nos a amá-Lo, porque isto não seria amor.
O amor, ou é gratuito ou não é amor. Ninguém ama à força. O Deus que nos criou tem um projeto. O Seu projeto é de amor, mas depende do nosso sim. Se eu não quiser, não vai se realizar em mim. É preciso entender essas coisas. Nem sempre o projeto de Deus se realiza porque nós não deixamos. Lembram-se da história do jovem rico? Ele se retirou triste porque tinha muitos bens e Jesus disse que é difícil um rico entrar no reino dos céus. Teve que deixá-lo seguir outro projeto. Deus não força. Ele tem um projeto, mas não nos obriga.
Da próxima vez que alguém lhe pedir que entre para a Igreja dele pense nisso. É projeto de Deus ou daquele pregador pastor que você mude para o rebanho dele? Deus forçaria daquele jeito e jogaria com aquelas armas? Releia sua Bíblia e veja o agir de Deus e o de alguns de "seus" porta-vozes! Quem tem um projeto sabe o que fazer com o fruto que amadurece mais tarde. Quem não tem, força o amadurecimento, a colheita e ainda por cima diz que é ordem do dono do pomar! Já viu a urgência dos pregadores da mídia? É muito mais sôfrega e maior do que a de Jesus e a dos apóstolos. O que você acha que está em jogo: o Reino dos Céus ou o avanço do grupo deles?

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

VEJA TAMBÉM

Postar um comentário