Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Cultura do Medo e da Violência

 Elaine Tavares *
A Mídia comercial, principalmente a Televisão Aberta, é, sim, Uma tremenda usina ideológica. Num País Onde a oralidade AINDA É O Mais Eficaz Meio de Comunicação - EM função DOS analfabetos Funcionais Serém Milhões - E justamente ESSE Veículo Opaco Acaba Sendo o Meio Mais Importante de Informação da maioria das PESSOAS. Não Vezes Mais DAS, se apareceu na TV, o Fato assumir o status de Verdade. Se uma Pessoa Localidade: Não ve na TV, uma Coisa parece Opaco Localidade: Não Aconteceu, Dai como Estratégias "espetaculares" dos Movimentos Sociais parágrafo poderem aparecer na telinha. Localidade: Não E SEM Razão. A Globo JÁ FOI Mais Poderosa não Que Diz Respeito à Audiência, mas, MESMO Hoje, dividindo com Espaço OUTROS Canais, Como a Record, SBT e Banda, Segue ditando o Modelo de Jornalismo e de Informação. No Geral, Todas como Emissoras divulgam OS Fatos com um MESMA Abordagem, o Opaco, sistematicamente, a Só fortalece o Sistema Atual Vigente nenhum mundo: o Capitalismo - reino fazer CONSUMO, faça egoísmo, individualismo fazer, não quali O Outro E o Inimigo um sor Eliminado.
Como Bem definiu o pensador venezuelano Ludovico Silva, Televisão E o Espaço privilegiado fazer Sistema de para aprisionar como PESSOAS na Mais-valia ideológica. O Trabalhador, JA consumido Pelo Trabalho, Casa Chega em, DEPOIS de UMA longa e Terrível jornadas nn Transportes Públicos, e senta-se em Frente à TV, a Unica Opção de "lazer". Com hum Copo de Água gelada OU UMA Cerveja, elemento PENSA Estar descansando enquanto como Imagens Opaco saltam da Tela seguem aprisionando-o no Mundo do Trabalho. ISSO Compre, compre Aquilo, Veja a moda da novela, observe traje ESSE de Vida. Tudo Ligado na trama da Mercadoria. Vai e uma Pessoa absorvendo, Completamente amarrada A Grande Roda fazer de capital, sem giro interminável fazer CONSUMO. Consomé-se ATÉ MESMO a Própria Vida. E Claro Que uma Pessoa Localidade: Não E hum Quadro Branco Onde Coisas como São gravadas. Mas, o Poder Desse Veículo E deveras Avassalador. A pedagogia da Sedução - USADA com maestria Pela Publicidade - ópera sem cerebro e conquista OS "Consumidores" Para Coisas que Sequer necessitam. E, ASSIM, o Trabalhador, Durante o dia, a Entrega Mais-valia de para o patrão, e A Noite, Segue entregando uma Mais-Valia To Us Link parágrafos patrões. E hum Círculo macabro. Uma forma Bem bolada de domar o "Rebanho desgovernado", era Opaco Como o incensado teórico da Comunicação, o estadunidense Walter Lippmann, chamava O Povo.
A Competição
Mas, de Além da Sedução parágrafo o reino das Coisas, o Sistema Capitalista Preciso atuar los outra área na Vida Humana, parágrafo Poder garantir a perpetuação fazer Círculo. A Há Opaco incutir o Medo Do Outro, parágrafo estimular a Competição. Afinal, a Regra E Simples: para Opaco hum tenha Muito, outro HÁ Opaco Localidade: Não ter nada. De alguem é Preciso "chupar" ea alma O Trabalho. O Biólogo Humberto Maturana, AO discutir OS Sistema biológico da Vida, insiste los DiZer Opaco uma Competição E UMA Coisa artificial, anti-Humana, criada Pelo Sistema de opressão. Segundo elemento, o Opaco E natural, não Humano, e n º s animais MESMO, E a Cooperação. Na Cooperação, Todos PODEM ter o Opaco precisam. Na Competição, semper hum vencer Vai - ter - e Outro Perder Vai, Nao-ter. Logo, E UMA Lógica de Exclusão. Mas, se o Cooperar E naturais, Como chegamos um ESSE Mundo violento e Competitivo? É, Segundo elemento, Uma Construção Opaco TEM POR Objetivo de Consolidação de hum Pequeno Grupo de Poder. E o centro da opressão.
E, ASSIM, uma Competição Vai Sendo incentivada los Todas como áreas da Vida. From a Família, Onde Comeca a Educação do Pará o Sistema, Passando Pela Escola, Onde uma Criança Vai se moldando Mais AINDA parágrafo a Vida Competitiva, chegando, DEPOIS, não Trabalho, espraiando-se de Maneira Igual Para a Vida Pessoal, como Relações afetivas (NAO E SEM Razão Opaco aumentam exponencialmente OS Casos de Assassinato de Mulheres, when essas decidem Sair da Relação UMA. O Outro Localidade: Não suporta "Perder". prefere matar).
E TODO ESSE Processo de Competição E igualmente incentivado e bombardeado na Cabeça das PESSOAS Pela maquinaria da Indústria ideológica. Como novelas, Os Programas de auditório e, ágora, ESSA nova Febre, os "mostra de Realidade", Tipo Big Brother UO a Fazenda. Espaços sas, Que deveriam de Entretenimento, Toda a Sociedade Vai Sendo alfabetizada e Formada na Lógica da Competição. Para ganhar UMA casa do Gugu, Ha Opaco desbancar o Outro. Para ganhar hum Carro novo sem Hulk, Ha Opaco vencer o Outro. Para ganhar hum Milhão, ha Que da eliminar OS próprios amigos. E a da selvageria licita pedagogia.
A pedagogia do Medo
E TODO ESSE Processo Segue UMA Ordem Muito Lógica. O Próximo Passo E incutir o Medo. Fazer com que pensem Opaco PESSOAS, EM TODO o canto, Por Toda a Parte, TEM ALGUEM Querendo "Tirar-LHE" Coisa alguma. Novamente uma idade Indústria ideológica com Sabedoria. Horrendos policialescos Proliferam OS PROGRAMAS, nsa cais Quais d'Orsay São apresentados crimes, assaltos, Mortes e Toda UMA Sorte de barbaridades. Assistir um ESSE Programas nn lev um hum terror abissal. O Porque Todos Dias os, um Instante todo, ma Algo Muito Terrível acontecendo. Sair de Casa PODE significar a morte. Ficar em casa Há also. Localidade: Não HÁ escapatória. Tudo apresentado de e Como se Fosse Algo natural. Alheia "maldade" de Todos os Casos de Violência Cotidiana parecem brotar fazer nada, apenas Fruto da. Localidade: Não HÁ nenhuma Relação com uma pedagogia da Sedução - na quali se Aprende uma Querer o Opaco Localidade: Não se Precisa -, Nem com uma pedagogia da Competição - na quali O Outro è sempre o Inimigo. Localidade: Não HÁ História, Nao HÁ Contexto. E, para uma Violência POR si. O Que E Óbvio, o Porque se cessos Programas contextualizassem a Violência desenfreada e Crescente, ficaria Claro parágrafo como PESSOAS OS Motivos Disso. Localidade: Não HÁ INTERESSE los CRIAR Conhecimento sobre a Realidade. O Objetivo da Indústria ideológica E atuar sem reino da sensação.
Com uma pedagogia do Medo VEM uma Lógica da Justiça invertida. Uma Pessoa, submetida AO bombardeio ideológico, por isso consegue VER Que da Policia E uma corrupta, Os bandidos Andam soltos, Nao HÁ Salvação. O Que Aparece sas Programas E Opaco OS cidadaos estao reféns de UMA Violência Opaco nao tem Solução. Comeca a se Gestar aí o germe fazer "justiçamento". Se Localidade: Não HÁ Justiça, entao eu MESMO Vou Fazer.
Localidade: Não bastassem OS Datenas e Rezendes da Vida, AINDA TEM UMA Toda Linha de Filmes, da Indústria cinematográfica da Matriz do Sistema, Opaco exacerbação AINDA ESSA Mais Visão de Mundo. Uma olhada NAS Séries de Mais Sucesso Entre a classe MÉDIA Opaco PODE Pagar UMA TV à cabo UO digitais (e Opaco Mais Tarde VEM parágrafo a TV Aberta), o Opaco se ve E Opaco como fazer topo da Lista São como o DOS "justiceiros". Aqueles mocinhos - geralmente brancos e ricos - Que caçam e Matam OS bandidos Opaco uma Justiça Escapar formais Deixa. Um Caso extremo E o fazer seriado Drexler (Maior Audiência N º s EUA), não quali hum policial E o serial killer (assassino los Série). Ele. persegue, tortura e mata barbaramente aqueles Que a Justiça Localidade: Não aprisiona. E hum psicopata Opaco inclusive Catálogo fotos e samples de Sangue de CADA assassinado. Pois ESSE Cara E hum Herói. E ASSIM, poderíamos elencar OUTRAS Série E Filmes Que povoam nossas televisões, cotidianamente, fortalecendo uma pedagogia que "justiçamento".
Por ISSO Opaco uma cena bárbara de hum Jovem negro Sendo espancado POR Mais de 30 Pessoas e Amarrado num poste com UMA Corrente de Bicicleta, parece natural, um DAS PESSOAS maioria. O Porque AQUELE guri negro, morador de rua, feio, maltrapilho, e o "Inimigo" Que povoa a Cabeça de CADA UM Que vive soluçar uma opressão da usina ideológica - aí incluida uma Família, uma Escola, como Relações Pessoais. Entao, nada PODE Parecer mais "Certo" que Opaco Justicar, Fazer Justiça com a própria Mãos. Se Localidade: Não HÁ Polícia, se a Corrupção grassa e eu vivo apavorado com o Mundo AO Meu Redor, um QUALQUÉR Sinal de Ameaça, eu me Defendo. E ASSIM Que Pensam como PESSOAS. Estao intoxicadas com ESSA pedagogia voraz, Opaco nn tira a Humanidade, ISSO Opaco Maturana Chama de "Cooperação natural".
E o Que ocorre also los Relação EAo homossexuais. Como PESSOAS Passam a Vida Toda Ouvindo Opaco Aquilo E antinatural, Opaco E vergonhoso, Opaco E Pecado, Opaco E sujo, Que São uns desavergonhados, UMAs aberrações, a Escória fazer Humano. Entao, when hum Grupo de Jovens agride UO mata hum homossexual, enguias entendem Que estao Fazendo UMA "LIMPEZA", Ajudando a Sociedade. FORAM alfabetizados nessa Concepção. E Localidade: Não E Coisa Fácil de se mudar. A Há Opaco se trabalhar Toda UMA nova pedagogia, Que venca ESSA, Opaco E hegemônica No Mundo. Essa Visão de Mundo grega, Que venceu nenhuma Ocidental Mundo, na quali O Outro, that E Diferente de MIM, E o "Não-Ser", o "Inimigo", o Opaco Precisa Ser Eliminado em Nome do Meu Bem-Estar. Enrique Dussel, um Filósofo argentino, Ensina Que No Antigo Mundo, as antes da vitória da Visão grega, O Outro Localidade: Não precisava Ser Igual a MIM. Era Ele. Outro respeitado como, Diferente, MAS real. Nesse Mundo, Cujas raízes elemento Encontra nn Povos do Deserto, O Outro pódios Ser Aceito na convivência, o Porque a matriz da Existência era um Cooperação. Dussel Crê Que ESSA forma de Viver PODE recuperada ser, mas Localidade: Não E Coisa Fácil. A Há hum Longo Caminho a percorrer, desfazendo Toda ESSA teia ideológica Opaco VEM massacrando a Humanidade POR Tantos Séculos.
Hoje, when como Redes sociais Deram Espaço parágrafos A Voz de tao distintas gentes, Nao Deverià causar espanto como opiniões de hum Nummer expressivo de PESSOAS respaldando como Ações de justiçamento UO de Violência contra Opaco OS ELES consideram "Escória", aberrações. Não Vezes Mais DAS, essas PESSOAS acreditam piamente - de Boa Fé - Nas "Verdades" QUE FORAM Sendo sedimentadas AO Longo de UMA Vida. Estranhos, o MAS MUITO Estranhos mesmos, São aqueles Que, de alguma forma, observam essas Verdades e duvidam delas, buscando criticamente UMA explicação parágrafos Fatos sistema operacional, na História, não Contexto, nenhum Ambiente. O Porque Localidade: Não E Fácil enxergar como falhas da "matriz", aquelas Opaco nn permitem ver Opaco, parágrafo Alem do Mundo de Sedução Que o Capitalismo nn oferece, Ha Toda UMA Cultura de Medo e Violência Opaco VEM nenhum Pacote, Fazendo com Opaco Vejamos Como " Inimigos "AQUELE Opaco Localidade: Não compartilha - Por Opção OU POR condicionantes Históricas, Econômicas e Políticas - Dessa Ilusão.
O Exemplo ea Linguagem
Wittgenstein, um Filósofo da Linguagem, dizia Opaco OS Limites da Linguagem São OS Limites do Mundo. Logo, parágrafo elemento, se a Pessoa Localidade: Não consegue verbalizar UO trocadilho Coisas Como Cooperação, Solidariedade, de amor, Equidade, jamais podera trocadilho aqueles Que Falam sobre ISSO. Maturana, from a Biologia, Concorda com o Filósofo austriaco, mas oferece UMA luz Nesse Universo Que Aparece Tão determinista. Ele. Diz Que o SER HUMANO Só se fez Humano a Partir fazer toque sensual, da Carícia, do Amor. E oferece muitos Elementos Científicos Opaco PODEM comprovar SUA Teoria. Só DEPOIS Veio uma Linguagem, ESSA, conhecemos quali Tal. Logo, o HA UMA pré-Linguagem, calcada na Emoção, não Movimento do Corpo, na Ação. E E aí from that PODE vir a Mudanca. O Que Diz Maturana, cientificamente, JA disseram OS Grandes avatares Opaco caminharam sobre a terra, Filósofos, Homens de Fé: o Exemplo E Poderoso. E um grande Linguagem Opaco Chega AO Mais profundo fazer Humano. ASSIM, Palavras de amor Como, Solidariedade, Respeito AO Outro, Cooperação, Ditas Localidade: Não PODEM SER Localidade: Não se vierem acompanhadas de UMA Ação Correspondente. Os astecas, nossos ancestrais Mais Remotos, JA sabiam Disso: "As Palavras Que Localidade: Não Andam, Nao devem servi pronunciadas".
ISSO Com, o Opaco Quero DiZer E HÁ UMA Opaco larga Batalha uma travada contra serviços como pedagogias da Sedução, do Medo e da Violência. E ELA Localidade: Não Será, será Ganha apenas não Falado Discurso. Ele. Precisa Viver na Ação Cotidiana, não Que se Ensina EAo Filhos, não Que se trabalha na Escola, NAS Relações Familiares e Pessoais, sem sindicato, não social, Movimento, não Político Partido. ISSO Pará, precisamos da renitência, da Ação diaria e sistemática, da Prática Cotidiana deusas Valores Humanos Tão ancestrais. Gritar contra o racismo, contra a discriminação, contra a Violência AO "Outro", desigual. Mas also atuar, los de Todos os Espaços da Vida, EM consonância com Palavras como Opaco usamos. Então ELAS ASSIM começarão a andar.
Ja no Campo da politica ESSA Mudanca Localidade: Não Acontecer PODE SE Localidade: Não Houver UMA Luta radical Pelo Controle dos Meios de Comunicação. A Há Opaco derrotar o Monopólio, o oligopólio, Que Mantem uma usina ideológica funcionamento deles. Localidade: Não basta atuar não da campo "Democratização da Comunicação". Ajeitar o Opaco ESTA aí CONSOLIDADO Localidade: Não E Solução. ASSIM, OU derrubamos o Poder Dessa elite entreguista Opaco Hoje domina a Mídia, UO seguiremos Jogando Palavras ao Vento. Palavras Opaco Localidade: Não Terao Pernas parágrafo andar. Soberania comunicacional, Produção popular, Reforma Agrária sem ar. Sem ISSO, o "Rebanho desgovernado" de Lippmann seguirá Domesticado, reacionário, racista e Criminoso.
E ritmo de desgovernar ...
* Elaine Tavares E Jornalista.
Fonte: eteia.blogspot.com

Nenhum comentário: