domingo, 9 de outubro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
O Homem De Nazareth-Manuel Marcos e Antônio Marcos
Caros irmãos e irmãs, envio-lhes abaixo o link do vídeo comentário do Evangelho deste XXVIII Domingo do TC ano A, do dia 09/10/11, onde meditaremos um belo e elouquente Evangelho, no qual nos é apresentada a parábola do Reino dos Céus... é belo notar que Jesus nos apresenta o Reino como um convite para uma festa nupcial, com ricas iguarias, com dança, com musica, com o encontro do Eu com o Tu... um festa eterna, mas já vivida neste mundo, um reino já presente, mas não ainda em plenitude.... e o Senhor nos coloca algums condições para entrarmos neste reino, para nos encontrar com Ele, para vivermos a sua alegria..... mas é engraçado, que Ele não nos pede o sacrifício, nos pede apenas de aceitar o seu amor...para meditar clique:
Permaneçamos Unidos em Oração com Maria!
Um fraterno abraço em Cristo Jesus!
Pe. Mateus Maria, FMDJ
Prior do Mosteiro Menino Jesus
Faça parte da nossa rede no Facebook: http://pt-br.facebook.com/peop le/Mateus-Maria-Fmdj/806655628
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Steve Jobs - Discurso Stanford COMPLETO
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO
Sagrado Coração de Jesus,
eu te consagro
minha mente,
minhas palavras,
meu corpo,
meu coração e
minha alma,
a fim de que a Tua Vontade
se realize hoje através de mim.
Amém!
eu te consagro
minha mente,
minhas palavras,
meu corpo,
meu coração e
minha alma,
a fim de que a Tua Vontade
se realize hoje através de mim.
Amém!
ORAÇÃO DA PAZ
Senhor, Deus da Paz, TU que criaste os homens para serem herdeiros da Tua Glória, nós Te bendizemos e agradecemos porque nos enviste Jesus Teu Filho Bem-Amado.
Tu fizeste d'Ele, no mistério da Sua Páscoa o realizador da nossa Salvação, a fonte de toda Paz, o Laço de Toda Fraternidade. Agradecemos pelos desejos, esforços e realização que Teu Espírito de Paz suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade. Abre mais ainda nosso espírito e nosso coração para as exigências concretas do amor a todos os nossos irmãos, para que sejamos cada vez mais artífices da Paz. Lembra-Te Pai, de todos os que Lutam, Sofrem e Morrem para o nascimento de um mundo mais Fraterno. Que para os homens de todas as raças e línguas, venha Teu Reino de Justiça, Paz e Amor.
AMÉM!
Tu fizeste d'Ele, no mistério da Sua Páscoa o realizador da nossa Salvação, a fonte de toda Paz, o Laço de Toda Fraternidade. Agradecemos pelos desejos, esforços e realização que Teu Espírito de Paz suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade. Abre mais ainda nosso espírito e nosso coração para as exigências concretas do amor a todos os nossos irmãos, para que sejamos cada vez mais artífices da Paz. Lembra-Te Pai, de todos os que Lutam, Sofrem e Morrem para o nascimento de um mundo mais Fraterno. Que para os homens de todas as raças e línguas, venha Teu Reino de Justiça, Paz e Amor.
AMÉM!
PAI NOSSO DA FAMÍLIA
Pai Nosso que estais no céu,
Pai nosso que estais em nosso meio
Pai nosso que une a nossa família
Pai nosso sois o exemplo da Trindade Santa
Pai nosso que nos abençoais sempre
Santificado seja o vosso nome,
Santificado seja o vosso nome em nossos lábios
Santificadas sejam as nossas ações
Santificadas sejam as famílias do mundo inteiro
Santificada seja a nossa unidade
Venha a nós o vosso reino,
Reino de paz e perdão
Reino de amor e gratidão
Reino de esperança e compreensão
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu
Seja feita a vossa vontade em nossas palavras
Seja feita a vossa vontade em nossa missão
Seja feita a vossa vontade em nossos corações
Seja feita a vossa vontade na existência de nossa família
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
O pão da palavra que é o vosso Evangelho
O pão da eucaristia que é o vosso corpo
O pão material que é o vosso amor
O pão da unidade que é o vosso desejo
Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
Perdoai a nossa falta de amor
Perdoai as nossas incompreensões
Perdoai as nossas inimizades
Perdoai a nossa falta de Fé
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal,
Do mal da separação
Do mal da desunião
Do mal de não sermos capazes de amar o suficiente os nossos filhos
Do mal da morte e do pecado
Amém!
Pai nosso que estais em nosso meio
Pai nosso que une a nossa família
Pai nosso sois o exemplo da Trindade Santa
Pai nosso que nos abençoais sempre
Santificado seja o vosso nome,
Santificado seja o vosso nome em nossos lábios
Santificadas sejam as nossas ações
Santificadas sejam as famílias do mundo inteiro
Santificada seja a nossa unidade
Venha a nós o vosso reino,
Reino de paz e perdão
Reino de amor e gratidão
Reino de esperança e compreensão
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu
Seja feita a vossa vontade em nossas palavras
Seja feita a vossa vontade em nossa missão
Seja feita a vossa vontade em nossos corações
Seja feita a vossa vontade na existência de nossa família
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
O pão da palavra que é o vosso Evangelho
O pão da eucaristia que é o vosso corpo
O pão material que é o vosso amor
O pão da unidade que é o vosso desejo
Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
Perdoai a nossa falta de amor
Perdoai as nossas incompreensões
Perdoai as nossas inimizades
Perdoai a nossa falta de Fé
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal,
Do mal da separação
Do mal da desunião
Do mal de não sermos capazes de amar o suficiente os nossos filhos
Do mal da morte e do pecado
Amém!
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Estudo Bíblico
I
"O clamor dos pobres" que sobe até os ouvidos de Deus (cf. Jó 34,28: "fazendo chegar até Ele o clamor do pobre, e tornando-o atento ao grito do infeliz.") ressoa muitas vezes nos salmos. É verdade que não ouvimos aí apenas as queixas dos indigentes, mas também a prece dos
* perseguidos,
* dos infelizes,
* dos aflitos: todos esses também fazem parte da família dos pobres e os salmos nos revelam sua alma comun (Sl 9-10; 23; 25;69)
Sl 23: O Senhor é meu pastor nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes,
Restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva,
Por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o vale escuro,
Nada temerei, pois estás comigo.
Vosso bordão e vosso báculo
São o meu amparo.
Preparais para mim a mesa
A vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça,
Transborda a minha taça.
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me
Por todos os dias da minha vida.
E habituarei na casa do Senhor
Por longos dias.
Pode acontecer que eles exprimam de modo violento suas aspirações por um amanhã melhor em que as situações estejam invertidas (54, 7ss; 69,23-30), mas eles esperam sua salvação de Javé, de quem se sabem solidários, como o "pobre"Jeremias que lhe confiava sua causa (Jr 20, 12s). Seus inimigos são os de Deus, os orgulhosos (Sl 18,28) e os ímpios (9,14-19). E sua miséria é um título para seu amor (cf. 10,14). O pobre dos salmos aparece assim, como o amigo e o servo de Javé (cf.86,1s), em quem ele se abriga com confiança, a quem ele teme e procura (cf. 34,5-11). Como os tradutores gregos bem compreenderam, não se trata aqui só de miséria material; para traduzir 'anaw', além de usar ptochos, "indigentes",ou penes, pobre "necessitado", empregam também prays, que traz à mente a idéia de um homem "manso", "quieto", mesmo na provação. Com boas razões, podemos igualmente muitas vezes traduzir ánawin' por "humildes"(Sl 10,17; 18,28;37,11;cf. Is 26,5s). Sua disposição fundamental é, com efeito, a ánawah' que certos textos do A.T. aproximam da Justiça (Sf2,3), do "temor de Deus"(Pv 15,33; 22,4) e da fé ou da fidelidade (Si 45,4 hb; cf. 1,27; Nr 12,3).
Os que sofrem e rezam com tais sentimentos bem merecem o nome de "Pobres de Javé" (Sl 74,19; 149,4); são o objeto de seu amor benevolente (cf. Is 49,13; 66,22) e constituem as primícias do "povo humilde e modesto" (Sf 3,12s), da "Igreja dos pobres" que o Messias reunirá.
A Pobreza Espiritual
Se já sob o A.T. uma elite religiosa encarava a pobreza como uma atitude espiritual, é normal que suceda o mesmo com os discípulos de Jesus, e tal é mesmo o aspecto sublinhado por S.Mateus: "Felizes os pobres em espírito" (5,3), isto é, "aqueles que tem uma alma de pobre". Jesus pede aos seus o desapego interior com respeito aos bens temporais (quer os possuam ou não), a fim de serem capazes de desejar e de receber as verdadeiras riquezas (cf. Mt 6,24-33; 13,22)
O acento que o evangelho põe no aspecto espiritual da pobreza não deve fazer olvidar o valor religioso da pobreza efetiva, na medida em que é sinal e meio de desapego interior. Essa pobreza material é boa quando inspirada pela confiança filial em Deus, pelo desejo de seguir Jesus, pela generosidade para com nossos irmãos; ela pode possibilitar acolher-se com maior liberdade o dom de Deus e se consagrar com maior liberdade ao serviço de seu Reino: outros tantos motivos que, entre os escritores do N.T., sobrenatudo São Lucas se compraz em relembrar (p.ex. Lc 12,32ss)
\
"Não temas pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão, onde a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração".
Assim como os pobres "voluntários", assim aqueles aos quais a pobreza efetiva tocou como resultado das circunstâncias ou da perseguição são, também eles, bem-aventurados no Reino de Deus, pelo menos se permanecem generosos em sua inteligência (cf. Mt 12,41-44), e se aceitam de boa mente a própria sorte "em vista duma riqueza melhor e estável (He10,34). Desde agora, apesar de sua pobreza material, eles são de fato ricos por sua fidelidade na aprovação (Ap 2,9s); Lucas pôs em evidencia as maravilhosas compensações que Deus lhes reserva na vida futura (Lc 6,20s); junto dele encontrarão, como o pobre Lázaro, uma consolação eterna (16,19-25).
Mt 12,41-44 - No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e condenarão porque fizeram penitência à voz de Jonas. No dia do juízo, a rainha do sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.
"Quando o espírito impuro sai de um homem, ei-lo errante por lugares áridos à procura de um repouso que não acha. Diz-lhe então: "Voltarei para a casa donde saí. E voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada.
He10,34 - Não só vos compadecestes dos encarcerados mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis".
"O clamor dos pobres" que sobe até os ouvidos de Deus (cf. Jó 34,28: "fazendo chegar até Ele o clamor do pobre, e tornando-o atento ao grito do infeliz.") ressoa muitas vezes nos salmos. É verdade que não ouvimos aí apenas as queixas dos indigentes, mas também a prece dos
* perseguidos,
* dos infelizes,
* dos aflitos: todos esses também fazem parte da família dos pobres e os salmos nos revelam sua alma comun (Sl 9-10; 23; 25;69)
Sl 23: O Senhor é meu pastor nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes,
Restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva,
Por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o vale escuro,
Nada temerei, pois estás comigo.
Vosso bordão e vosso báculo
São o meu amparo.
Preparais para mim a mesa
A vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça,
Transborda a minha taça.
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me
Por todos os dias da minha vida.
E habituarei na casa do Senhor
Por longos dias.
Pode acontecer que eles exprimam de modo violento suas aspirações por um amanhã melhor em que as situações estejam invertidas (54, 7ss; 69,23-30), mas eles esperam sua salvação de Javé, de quem se sabem solidários, como o "pobre"Jeremias que lhe confiava sua causa (Jr 20, 12s). Seus inimigos são os de Deus, os orgulhosos (Sl 18,28) e os ímpios (9,14-19). E sua miséria é um título para seu amor (cf. 10,14). O pobre dos salmos aparece assim, como o amigo e o servo de Javé (cf.86,1s), em quem ele se abriga com confiança, a quem ele teme e procura (cf. 34,5-11). Como os tradutores gregos bem compreenderam, não se trata aqui só de miséria material; para traduzir 'anaw', além de usar ptochos, "indigentes",ou penes, pobre "necessitado", empregam também prays, que traz à mente a idéia de um homem "manso", "quieto", mesmo na provação. Com boas razões, podemos igualmente muitas vezes traduzir ánawin' por "humildes"(Sl 10,17; 18,28;37,11;cf. Is 26,5s). Sua disposição fundamental é, com efeito, a ánawah' que certos textos do A.T. aproximam da Justiça (Sf2,3), do "temor de Deus"(Pv 15,33; 22,4) e da fé ou da fidelidade (Si 45,4 hb; cf. 1,27; Nr 12,3).
Os que sofrem e rezam com tais sentimentos bem merecem o nome de "Pobres de Javé" (Sl 74,19; 149,4); são o objeto de seu amor benevolente (cf. Is 49,13; 66,22) e constituem as primícias do "povo humilde e modesto" (Sf 3,12s), da "Igreja dos pobres" que o Messias reunirá.
A Pobreza Espiritual
Se já sob o A.T. uma elite religiosa encarava a pobreza como uma atitude espiritual, é normal que suceda o mesmo com os discípulos de Jesus, e tal é mesmo o aspecto sublinhado por S.Mateus: "Felizes os pobres em espírito" (5,3), isto é, "aqueles que tem uma alma de pobre". Jesus pede aos seus o desapego interior com respeito aos bens temporais (quer os possuam ou não), a fim de serem capazes de desejar e de receber as verdadeiras riquezas (cf. Mt 6,24-33; 13,22)
O acento que o evangelho põe no aspecto espiritual da pobreza não deve fazer olvidar o valor religioso da pobreza efetiva, na medida em que é sinal e meio de desapego interior. Essa pobreza material é boa quando inspirada pela confiança filial em Deus, pelo desejo de seguir Jesus, pela generosidade para com nossos irmãos; ela pode possibilitar acolher-se com maior liberdade o dom de Deus e se consagrar com maior liberdade ao serviço de seu Reino: outros tantos motivos que, entre os escritores do N.T., sobrenatudo São Lucas se compraz em relembrar (p.ex. Lc 12,32ss)
\
"Não temas pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão, onde a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração".
Assim como os pobres "voluntários", assim aqueles aos quais a pobreza efetiva tocou como resultado das circunstâncias ou da perseguição são, também eles, bem-aventurados no Reino de Deus, pelo menos se permanecem generosos em sua inteligência (cf. Mt 12,41-44), e se aceitam de boa mente a própria sorte "em vista duma riqueza melhor e estável (He10,34). Desde agora, apesar de sua pobreza material, eles são de fato ricos por sua fidelidade na aprovação (Ap 2,9s); Lucas pôs em evidencia as maravilhosas compensações que Deus lhes reserva na vida futura (Lc 6,20s); junto dele encontrarão, como o pobre Lázaro, uma consolação eterna (16,19-25).
Mt 12,41-44 - No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e condenarão porque fizeram penitência à voz de Jonas. No dia do juízo, a rainha do sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.
"Quando o espírito impuro sai de um homem, ei-lo errante por lugares áridos à procura de um repouso que não acha. Diz-lhe então: "Voltarei para a casa donde saí. E voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada.
He10,34 - Não só vos compadecestes dos encarcerados mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis".
RELIGIÃO
O que é religião?
Definição Moderna: é qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou deus) sobrenatural ou máximo.
A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas.
Aspectos diferentes/5(cinco) possíveis de distinguir nas religiões:
* Fé - parte interna da religião; o que as pessoas acreditam, seus sentimentos de temor e reverência, prece individual,etc.
*Culto - tudo o que está envolvido na devoção - construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões da comunidade e assim por diante.
*Comunidada - é o aspecto social da religião - os devotos em uma igreja ou templo específicos, a denominação ou seita mais ampla, monges e freiras, etc.
*Credo - envolve todas as crenças e idéias mentidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e idéias sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação.
*Código - envolve o modo que as pessoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inclui éticas, tabus e idéias sobre o pecado e a santidade.
As religiões do mundo podem ser divididas em 2 (dois) grupos principais:
* Primitivas - incluem as religiões tradicionais da África, Australásia, Oceania, algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas, além das religiões pré-cristãs da Europa e religiões de outros povos antigos. Essas religiões, embora diferentes em detalhes, possuem várias características comun. Todas elas tendem a ser locais - são específicas para a tribo ou povo que as praticam - seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos.
As religiões primitivas remanescentes (animistas - animismo - crença ou sistema de pensamento que atribui alma própria a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos da natureza) tendem a depender em grande parte da tradição oral em vez de escrituras e são geralmente não -missionárias.
# Remanescentes - as religiões primitivas que sobrevivem atualmente são as religiões de sociedades não alfabetizadas, normalmente sociedades tribais. A maior parte delas possui histórias longas e complexas. A palavra "primitiva"é usada para transmitir a idéia de que essas religiões se originaram em uma época anterior da história humana e fundamentam todas as principais religiões do mundo.Não é correto considerar essas religiões como sendo simplistas, uma vez que frequentemente contêm crenças e idéias a respeito do mundo que alcançam altos níveis de sofisticação. Em quase todas elas há um conceito de um deus supremo, às vezes proeminente na vida religiosa, às vezes remoto e desinteressado dos assuntos humanos.
A crença em un deus supremo é encontrada em toda a áfrica, mas em muitas regiões ele é considerado tão grande e remoto que não é adorado. Em seu lugar, são adorados espíritos poderosos, cada um com características específicas, e ancestrais, que agem como intermediários entre as pessoas e o deus supremo. As pessoas se aproximama do deus apenas em casos de sofrimento extremo. Na África Ocidental, nas Américas, na Ásia e na Polinésia, acredita-se em uma profusão de divindades que não o deus supremo. Praticamente todos os povos primitivos crêem em espíritos ou almas de ancestrais que sobrevivem ao corpo após a morte e são capazes de interferir de maneira benéfica ou maligna na vida dos vivos.
#Universais - acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas. Em sua maioria, desenvolveram escrituras que desempenham um papel central na religião. O islamismo e o cristianismo são exemplos característicos desse tipo de religião universal. Dentro do grupo universal algumas famílias principais podem ser identificadas:
* a família semítica inclui o judaísmo, o cristianismo e o islamismo;
*a família indiana é composta do hinduísmo, do budismo antigo, do jainismo e da doutrina dos sikhs;
*a família do Extremo Oriente inclui o confucionismo, o taoísmo e o xintoísmo.
Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus - monoteístas e aquelas com vários deuses politeístas.
Monoteístas - incluem o judaísmo,
o cristianismo,
o islamismo
Politeístas - incluem o hinduísmo,
as religiões antigas gregas
e germânicas
e várias religiões primitivas remanescentes
# Religião Baha'i - é uma religião universal que tem por objetivo a unidade de todas as religiões existentes e o congraçamento espiritual de toda a humanidade, tendo evoluído a partir dos ensinamentos de dois visionários persas do século XIX - Mirza Ali Muhammad (1820-1850) conhecido como Bab ("passagem"), e Mirza Husahi Ali (1817-1892), conhecido como Baha'ullah ("glória de Deus"). Baha'ullah anunciou em 1863 que le era o mais recente de uma série de manifestações divinas - incluindo Jesus, Buda, Maomé e Zoroastro - enviado para redimir e purificar o mundo.
Existe toda uma gama de especialistas religiosos - de sacerdotes, profetas, adivinhos e reis sagrados da África a curandeiros da América do Norte e xamãs da Sibéria e do Ártico. Seu papel é servir de mediador - frequentemente em estado de transe extático - entre as pessoas e o mundo espiritual. Um sacerdote tem a função de servir a uma divindade ou divindades e efetuar deveres rituais e cerimoniais específicos.
No século atual, particularmente no Ocidente, algumas pessoas tem notado sinais de declínio na religião e sua substituição pelo secularismo (uma crença de que o mundo físico é auto-suficiente e pode ser perfeitamente compreendido pelo discernimento da ciência moderna, sem consultas a explicações sobrenaturais).
Definição Moderna: é qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou deus) sobrenatural ou máximo.
A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas.
Aspectos diferentes/5(cinco) possíveis de distinguir nas religiões:
* Fé - parte interna da religião; o que as pessoas acreditam, seus sentimentos de temor e reverência, prece individual,etc.
*Culto - tudo o que está envolvido na devoção - construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões da comunidade e assim por diante.
*Comunidada - é o aspecto social da religião - os devotos em uma igreja ou templo específicos, a denominação ou seita mais ampla, monges e freiras, etc.
*Credo - envolve todas as crenças e idéias mentidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e idéias sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação.
*Código - envolve o modo que as pessoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inclui éticas, tabus e idéias sobre o pecado e a santidade.
As religiões do mundo podem ser divididas em 2 (dois) grupos principais:
* Primitivas - incluem as religiões tradicionais da África, Australásia, Oceania, algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas, além das religiões pré-cristãs da Europa e religiões de outros povos antigos. Essas religiões, embora diferentes em detalhes, possuem várias características comun. Todas elas tendem a ser locais - são específicas para a tribo ou povo que as praticam - seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos.
As religiões primitivas remanescentes (animistas - animismo - crença ou sistema de pensamento que atribui alma própria a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos da natureza) tendem a depender em grande parte da tradição oral em vez de escrituras e são geralmente não -missionárias.
# Remanescentes - as religiões primitivas que sobrevivem atualmente são as religiões de sociedades não alfabetizadas, normalmente sociedades tribais. A maior parte delas possui histórias longas e complexas. A palavra "primitiva"é usada para transmitir a idéia de que essas religiões se originaram em uma época anterior da história humana e fundamentam todas as principais religiões do mundo.Não é correto considerar essas religiões como sendo simplistas, uma vez que frequentemente contêm crenças e idéias a respeito do mundo que alcançam altos níveis de sofisticação. Em quase todas elas há um conceito de um deus supremo, às vezes proeminente na vida religiosa, às vezes remoto e desinteressado dos assuntos humanos.
A crença em un deus supremo é encontrada em toda a áfrica, mas em muitas regiões ele é considerado tão grande e remoto que não é adorado. Em seu lugar, são adorados espíritos poderosos, cada um com características específicas, e ancestrais, que agem como intermediários entre as pessoas e o deus supremo. As pessoas se aproximama do deus apenas em casos de sofrimento extremo. Na África Ocidental, nas Américas, na Ásia e na Polinésia, acredita-se em uma profusão de divindades que não o deus supremo. Praticamente todos os povos primitivos crêem em espíritos ou almas de ancestrais que sobrevivem ao corpo após a morte e são capazes de interferir de maneira benéfica ou maligna na vida dos vivos.
#Universais - acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas. Em sua maioria, desenvolveram escrituras que desempenham um papel central na religião. O islamismo e o cristianismo são exemplos característicos desse tipo de religião universal. Dentro do grupo universal algumas famílias principais podem ser identificadas:
* a família semítica inclui o judaísmo, o cristianismo e o islamismo;
*a família indiana é composta do hinduísmo, do budismo antigo, do jainismo e da doutrina dos sikhs;
*a família do Extremo Oriente inclui o confucionismo, o taoísmo e o xintoísmo.
Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus - monoteístas e aquelas com vários deuses politeístas.
Monoteístas - incluem o judaísmo,
o cristianismo,
o islamismo
Politeístas - incluem o hinduísmo,
as religiões antigas gregas
e germânicas
e várias religiões primitivas remanescentes
# Religião Baha'i - é uma religião universal que tem por objetivo a unidade de todas as religiões existentes e o congraçamento espiritual de toda a humanidade, tendo evoluído a partir dos ensinamentos de dois visionários persas do século XIX - Mirza Ali Muhammad (1820-1850) conhecido como Bab ("passagem"), e Mirza Husahi Ali (1817-1892), conhecido como Baha'ullah ("glória de Deus"). Baha'ullah anunciou em 1863 que le era o mais recente de uma série de manifestações divinas - incluindo Jesus, Buda, Maomé e Zoroastro - enviado para redimir e purificar o mundo.
Existe toda uma gama de especialistas religiosos - de sacerdotes, profetas, adivinhos e reis sagrados da África a curandeiros da América do Norte e xamãs da Sibéria e do Ártico. Seu papel é servir de mediador - frequentemente em estado de transe extático - entre as pessoas e o mundo espiritual. Um sacerdote tem a função de servir a uma divindade ou divindades e efetuar deveres rituais e cerimoniais específicos.
No século atual, particularmente no Ocidente, algumas pessoas tem notado sinais de declínio na religião e sua substituição pelo secularismo (uma crença de que o mundo físico é auto-suficiente e pode ser perfeitamente compreendido pelo discernimento da ciência moderna, sem consultas a explicações sobrenaturais).
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
"Minha Vida Tem Sentido" Pe. Zezinho
FERNANDINHO GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR
Assinar:
Postagens (Atom)