Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RELIGIÃO

O que é religião?
Definição Moderna: é qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou deus) sobrenatural ou máximo.
A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas.
Aspectos diferentes/5(cinco) possíveis de distinguir nas religiões:
* Fé - parte interna da religião; o  que as pessoas acreditam, seus sentimentos de temor e reverência, prece individual,etc.

*Culto - tudo o que está envolvido na devoção - construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões da comunidade e assim por diante.

*Comunidada - é o aspecto social da religião - os devotos em uma igreja ou templo específicos, a denominação ou seita mais ampla, monges e freiras, etc.

*Credo - envolve todas as crenças e idéias mentidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e idéias sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação.

*Código - envolve o modo que as pessoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inclui éticas, tabus e idéias sobre o pecado e a santidade.

As religiões do mundo podem ser divididas em 2 (dois) grupos principais:
* Primitivas - incluem as religiões tradicionais da África, Australásia, Oceania, algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas, além das religiões pré-cristãs da Europa e religiões de outros povos antigos. Essas religiões, embora diferentes em detalhes, possuem várias características comun. Todas elas tendem a ser locais - são específicas para a tribo ou povo que as praticam - seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos.
As religiões primitivas remanescentes (animistas - animismo - crença ou sistema de pensamento que atribui alma própria a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos da natureza) tendem a depender em grande parte da tradição oral em vez de escrituras e são geralmente não -missionárias.
       # Remanescentes - as religiões primitivas que sobrevivem atualmente são as religiões de sociedades não alfabetizadas, normalmente sociedades tribais. A maior parte delas possui histórias longas e complexas. A palavra "primitiva"é usada para transmitir a idéia de que essas religiões se originaram em uma época anterior da história humana e fundamentam todas as principais religiões do mundo.Não é correto considerar essas religiões como sendo simplistas, uma vez que frequentemente contêm crenças e idéias a respeito do mundo que alcançam altos níveis de sofisticação. Em quase todas elas há um conceito de um deus supremo, às vezes proeminente na vida religiosa, às vezes remoto e desinteressado dos assuntos humanos.
A crença em un deus supremo é encontrada em toda a áfrica, mas em muitas regiões ele é considerado tão grande e remoto que não é adorado. Em seu lugar, são adorados espíritos poderosos, cada um com características específicas, e ancestrais, que agem como intermediários entre as pessoas e o deus supremo. As pessoas se aproximama do deus apenas em casos de sofrimento extremo. Na África Ocidental, nas Américas, na Ásia e na Polinésia, acredita-se em uma profusão de divindades que não o deus supremo. Praticamente todos os povos primitivos crêem em espíritos ou almas de ancestrais que sobrevivem ao corpo após a morte e são capazes de interferir de maneira benéfica ou maligna na vida dos vivos.

#Universais - acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas. Em sua maioria, desenvolveram escrituras que desempenham um papel central na religião. O islamismo e o cristianismo são  exemplos característicos desse tipo de religião universal. Dentro do grupo universal algumas famílias principais podem ser identificadas:
            * a família semítica inclui o judaísmo, o cristianismo e o islamismo;
            *a família indiana é composta do hinduísmo, do budismo antigo, do jainismo e da doutrina dos sikhs;
            *a família do Extremo Oriente inclui o confucionismo, o taoísmo e o xintoísmo.
Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus - monoteístas e aquelas com vários deuses politeístas.
Monoteístas - incluem o judaísmo,
                                  o cristianismo,
                                  o islamismo
Politeístas - incluem o hinduísmo,
                               as religiões antigas gregas
                                                           e germânicas
                               e várias religiões primitivas remanescentes
# Religião Baha'i - é uma religião universal que tem por objetivo a unidade de todas as religiões existentes e o congraçamento espiritual de toda a humanidade, tendo evoluído a partir dos ensinamentos de dois visionários persas do século XIX - Mirza Ali Muhammad (1820-1850) conhecido como Bab ("passagem"), e Mirza Husahi Ali (1817-1892), conhecido como Baha'ullah ("glória de Deus"). Baha'ullah anunciou em 1863 que le era o mais recente de uma série de manifestações divinas - incluindo Jesus, Buda, Maomé e Zoroastro - enviado para redimir e purificar o mundo.
     Existe toda uma gama de especialistas religiosos - de sacerdotes, profetas, adivinhos e reis sagrados da África a curandeiros da América do Norte e xamãs da Sibéria e do Ártico. Seu papel é servir de mediador - frequentemente em estado de transe extático - entre as pessoas e o mundo espiritual. Um sacerdote tem a função de servir a uma divindade ou divindades e efetuar deveres rituais e cerimoniais específicos.
No século atual, particularmente no Ocidente, algumas pessoas tem notado sinais de declínio na religião e sua substituição pelo secularismo (uma crença de que o mundo físico é auto-suficiente e pode ser perfeitamente compreendido pelo discernimento da ciência moderna, sem consultas a explicações sobrenaturais).   

Nenhum comentário: