Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quinta-Feira, 04 de setembro 2014, 11h29
A Palavra nos revela os desígnios de Deus
 
Apenas dez por cento dos católicos leem a Bíblia. No Evangelho do semeador, São Mateus 13, de 1 a 23, o próprio Jesus diz que a semente semeada é a Palavra de Deus. Hoje temos máquinas que fazem essas semeaduras, contudo, naquele tempo, era tudo feito manualmente, eles lançavam as sementes com as mãos. Nessapassagem, ao ver como isso era feito, Jesus explica como é cada terreno.

Da mesma forma, se nós não lemos a Bíblia, a semente não é semeada em nosso coração. Nessa parábola há vários tipos terrenos, até mesmo aquele terreno duro, pedregoso, mas está escrito que lá também foi semeada a semente. Assim como acontece no terreno, se não lemos a Bíblia, a semente não é semeada em nosso coração. É como um indivíduo que pede a Deus que o ajude a ganhar na loteria, mas não joga. Se a gente não a lê, ou melhor, mais do que a ler: se não fazemos com que ela seja como um alimento, que precisamos comer, engolir, ingerir para que depois nosso organismo o assimile, como o estômago faz com os alimentos, ficamos desnutridos.

Você sabe muito bem que os bons perfumes estão nos fracos pequenos. Digo a mesma coisa do livro que escrevi "A Bíblia no meu dia a dia". Temos o costume dequerer ler a Bíblia da primeira parte, que é o Gênesis, e quando vamos chegando ao terceiro, que é o Livro de Levítico, depois o quarto, que é dos Números, já começa a complicar, porque ela já até começa a apresentar estatísticas. Por essa razão muitas pessoas não passam do terceiro livro bíblico. Nesse livreto eu dou como uma receita, começando pelo livro de São João, onde está embutida a nossa essência, a nossa fé. A partir do livro de São João, a pessoa começa a ser preparada para a ler a Bíblia. Então, a seguir, eu vou explicando livro por livro, para iniciar.

Como ler a Bíblia

É importante ter lápis e canetas na mão para não ter medo de riscar a Bíblia, porque a Palavra é um instrumento de trabalho. Claro, não vamos querer sujar a Bíblia por sujar, mas para a manusear. Até mesmo se for preciso trocar de Bíblia por já estar muito usada, que beleza! É preciso gastar a sua Bíblia lendo-a ativamente. É bom riscar trechos e palavras para gravar mais ainda no seu coração.

O que está escrito no livro do profeta Isaías 21,10, por eu riscar e meditar muito esse versículo, eu já até o gravei: "Ó povo meu, pisado, malhado como o grão, o que aprendi do Senhor dos exércitos, do Deus de Israel, eu te anuncio". Desde que eu colhi essa Palavra na Bíblia que eu risquei, essa passagem ficou gravada no meu coração e já até sei o que está do lado direito. É bom estar na memória, mas aspassagens bíblicas também devem estar em nosso coração. É por isso que você precisa riscar a sua Bíblia, como um alimento que é digerido.

Não é apenas uma maneira de falar, mas é a verdade: A Bíblia foi escrita para você! É um amor de maneira especial de Deus por cada um de nós. Deus é capaz de amar infinitamente cada um de nós. Ele nos ama especialmente. Não são palavras jogadas, Jesus nos ama demais, de modo especial e único. O amor que Ele tem por você não o tem por mais ninguém!

"Se não lemos a Bíblia, a semente não é semeada em nosso coração", disse monsenhor Jonas


Roteiro de leitura bíblica

Depois de ler "A Bíblia no meu dia a dia", você tem um roteiro muito concreto a seguir: "O que Deus está dizendo para mim hoje?". Quando eu dei esse curso em 1987, eu dizia para os jovens que era importante escrever a resposta no caderno; se você está acostumado a digitar, digite. Mas é muito importante escrever, porque ao digerir isso, você o assimila. Fazer o diário espiritual exige esforço. Até você ler com lápis ou caneta o ajuda a não dormir, pois assim o estudo é feito de forma mais ativa. Logo em seguida, você vai colocar as promessas de Deus para sua vida. Se você não sabe das promessas de Deus, como você as vai colher? As promessas de Deus estão aí, e precisamos buscá-las na hora certa. Quantas pessoas "morrem na praia", angustiadas, porque não sabem das promessas de Deus. Uma Bíblia, grossa como a nossa, é cheia de promessas de Deus e você não as conhece porque não a lê.

Você precisa conhecer a Palavra de Deus. Até mesmo "mastigar" e "ruminar" [meditar o que foi lido e aprendido] o conteúdo dela para ter a clareza das promessas de Deus. Se você escrever palavra por palavra do que aprendeu ao meditá-la, isso ficará gravado no seu coração. E na hora em que a "coisa apertar", o que virá em seu coração não será a angústia, mas sim a Palavra de Deus.

Só por isso, valeria a pena ler a Palavra de Deus, "mastigar" e "digerir" seu conteúdo dia por dia. Deus quer que você comece a fazer isso dia por dia. Mesmo que seja pouco, faça-o! É o mesmo que aconteceria se a pessoa não quisesse mastigar por preguiça: ela já estaria condenada à morte. A pessoa que tem anorexia, ela deixa de comer, vai ficando desnutrida até ficar muito doente ou até morrer. Assim é com a Palavra de Deus. Você não pode deixar de a ler, porque ela é esse alimento necessário, sólido para todos os dias. A Palavra de Deus esta aí para salvar você continuamente. Não seja preguiçoso! É preciso "mastigar", não só "engolir" o ensinamento da Palavra de Deus.

Também temos as ordens de Deus e as leis que as regem nas Sagradas Escrituras. O seu organismo vive a lei que Deus implantou nele [organismo]. Há várias leis que precisamos seguir. Como a energia que tem 220 e 110 volts. Você não vai colocar um aparelho que é 110 volts na tomada de 220 volts. Quanta gente se estragando e estragando a vida de muita gente, porque não segue o "manual" [da Palavra de Deus]. Deus tem ordens e mandamentos que não são pesados. Você precisa conhecer a Palavra de Deus e suas ordens. Se sua vida está uma desordem é porque você não conhece as ordens de Deus para ela.

Não podemos ser indiferentes aos ensinamentos da Palavra de Deus. Se cada um varresse a frente da sua casa, a nossa rua ficaria limpa. Se a nossa rua está suja é porque não a estamos limpando. Não adianta a prefeitura vir limpar, é preciso que cada um tome a atitude de fazer isso. Da mesma forma, essa graça não se faz apenas com bons propósitos, mas se faz com a leitura e a vivência da Palavra de Deus.

Infelizmente, o nosso Cristianismo e o nosso Evangelho, muitas vezes, são vividos como verniz, os vivemos só por cima, sem penetração e sem profundidade. Nós precisamos de substância. A Palavra de Deus precisa estar encarnada em nossa vida, assimilada em nós. A sua vida precisa ser evangelizada, e a partir daí a sua mente, o seu coração, sua vontade e os seus atos devem sê-lo também. Desse modo, você vai começar a viver a transparência e a justiça.

Quando se começa com algo errado, todos as outras coisas vêm atrás. Veja a questão da sexualidade. Nós precisamos ser pessoas que, possuídas pela Palavra, vamos nos tornando homens e mulheres novos.

Temos também os princípios eternos na Palavra. Por exemplo: "Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado" (Lucas 14, 11), este é um princípio eterno, algo natural. Nós precisamos saber disso.

Depois de achar as promessas, as ordens e os princípios eternos, você vai escrever no seu diário espiritual, feito com a leitura da Palavra, a seguinte pergunta: "Como vou colocar isso em prática?". E então a Bíblia vai ser "digerida" e "assimilada" por você. Eu digo que esse livro "A Bíblia no meu dia a dia" é um livro de receita. Eu sei que existem outros métodos, mas eu lhe apresento esse. É preciso ler a Palavra, mas só isso não basta! É preciso "ruminar" e se alimentar dos ensinamentos dela. Eu sou resultado desse método da Bíblia no meu dia a dia. Graças a Deus, eu conheço as promessas de Deus e me arrisco nelas na fé. Da mesma forma, tento seguir as ordens afinco. Os princípios bíblicos não mudam.

Eu peço que o Senhor lhe dê um batismo da Palavra de Deus. Que lhe dê o gosto pela leitura da Palavra. E Jesus lhe diz: "Guarda a minha Palavra, íntegra e irrepreensível até a minha segunda vinda!".


Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio 

Pregação "A Bíblia foi escrita para você" de monsenhor Jonas.
       

Nenhum comentário: