Definição moderna: “qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta”; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou deus) sobrenatural ou máximo.
A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas.
Aspectos diferentes, 5 aspectos possíveis de distinguir nas religiões:
- Fé – parte interna da religião; o que as pessoas acreditam, seus sentimentos de temor e reverência, prece individual, etc.
- Culto – tudo o que está envolvido na devoção – construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões da comunidade e assim por diante.
- Comunidade – é o aspecto social da religião – os devotos em uma igreja ou templo específicos, a denominação ou seita mais ampla, monges e freiras, etc.
- Credo – envolve todas as crenças e idéias mantidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e idéias sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação.
- Código – envolve o modo que as pessoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inclui éticas, tabus e idéias sobre o pecado e a santidade.
As religiões do mundo podem ser divididas em 2 grupos principais:
Primitivas – incluem as religiões tradicionais da África, Australásia, Oceania, algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas, além das religiões pré-cristãs da Europa e religiões de outros povos antigos. Essas religiões, embora diferentes em detalhes, possuem várias características em comum. Todas elas tendem a ser locais – são específicas para a tribo ou povo que as praticam – e seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos.
As religiões primitivas remanescentes (animistas – animismo – crença ou sistema de pensamento que atribui alma própria a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos da natureza) tendem a depender em grande parte da tradição oral em vez de escrituras e são geralmente não-missionárias.
- Remanescentes – as religiões primitivas que sobrevivem atualmente são as religiões de sociedade não-alfabetizadas, normalmente sociedades tribais. A maior parte delas possui histórias longas e complexas. A palavra “primitiva” é usada para transmitir a idéia de que essas religiões se originaram em uma época anterior da história humana e fundamentam todas as principais religiões do mundo. Não é correto considerar essas religiões como sendo simplistas, uma vez que frequentemente contém crenças e idéias a respeito do mundo que alcançam altos níveis de sofisticação. Em quase todas elas há um conceito de um deus supremo, às vezes proeminente na vida religiosa, às vezes remoto e desinteressado dos assuntos humanos. A crença em um deus supremo é encontrada em toda a África, mas em muitas regiões, é considerado tão grande e remoto que não é adorado. Em seu lugar, são adorados espíritos poderosos, cada um com características específicas, e ancestrais, que agem como intermediários entre as pessoas e o deus supremo. As pessoas se aproximam do deus apenas em casos de sofrimento extremo. Na África Ocidental, nas Américas, na Ásia e na Polinésia, acredita-se em uma profusão de divindades e não em deus supremo. Praticamente todos os povos primitivos crêem em espíritos ou almas de ancestrais que sobrevivem ao corpo após a morte e são capazes de interferir de maneira benéfica ou maligna na vida dos vivos.
- Universais – acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas. Em sua maioria, desenvolveram escrituras que desempenham um papel central na religião. O islamismo e o cristianismo são exemplos característicos desse tipo de religião universal. Dentro do grupo universal algumas famílias principais podem ser identificadas:
# a família semítica inclui o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
# a família indiana é composta do hinduísmo, do budismo antigo, do jainismo e da doutrina dos sikhs.
# a família do Extremo Oriente inclui o confucionismo, o taoísmo e o xintoísmo.
Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus – monoteístas e aquelas com vários desses – politeístas.
Monoteístas – incluem o judaísmo,
o cristianismo e
o islamismo
Politeístas – incluem o hinduísmo, as religiões antigas gregas e germânicas e várias religiões primitivas remanescentes.
+ Religião Baha’i – é uma religião universal que tem por objetivo a unidade de todas as religiões existentes e o congraçamento espiritual de toda a humanidade, tendo evoluído a partir dos ensinamentos de dois visionários persas do século XIX –Mirza Ali Muhammad (1820-1850) conhecido como Bab (“passagem”), e Mirza Husahi Ali (1817-1892), conhecido como Baha’ullah (“Glória de Deus”). Baha’ullah anunciou em 1863 que ele era o mais recente de uma série de manifestações divinas – incluindo Jesus, Buda, Maomé e Zoroastro – enviado para redimir e purificar o mundo.
Existe toda uma gama de especialistas religiosas – de sacerdotes, profetas, advinhos e reis sagrados da áfrica a curandeiros da América do Norte e xamãs da Sibéria e do Ártico. Seu papel é servir de mediador – frequentemente em estado de transe extático – entre as pessoas e o mundo espiritual. Um sacerdote tem a função de servir a uma divindade ou divindades e efetuar deveres rituais e cerimoniais específicos.
No século atual, particularmente no Ocidente, algumas pessoas tem notado sinais de declínio na religião e sua substituição pelo secularismo (uma crença de que o mundo físico é auto-suficiente e pode ser perfeitamente compreendido pelo discernimento da ciência moderna, sem consultas a explicações sobrenaturais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário