Blog Alma Missionária

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quarta-feira, 5 de junho de 2013

Apologética
Conheça melhor o livro Conversas a Mesa sobre Lutero
Fonte: Lista Católicos Perguntam
Autor: José Luiz Borges
Quero dar uma palavra sobre os famosos "tischreden", as conhecidas palestras particulares de Lutero.
Em tal sentido, cuidando da existência dos "tischreden", das famosas conversas do reformador, esclarece o conhecido escritor paulista Fernando Jorge que foram elas colhidas pelos seus amigos.
Esses escritos são também, chamados de Table-talk, Propos de table, Ditos de mesa, Palestras à mesa e Colloquia mensalia. Diz Fernando Jorge:
"Uma das primeiras compilações dessas frases de Lutero, colhidas no decorrer das conversas, foi lançada em Eisleben, no ano de 1566, por Johann Aurifeber, que esteve ao lado do reformador nos últimos tempos de sua vida. Com o fluir dos anos, os tischereden se enriqueceram. Na edição de Forstesmann e Bindseil, distribuida entre 1844 e 1848, o texto já se compõe de quatro volumes. Constitui uma seção à parte, formada de seis grandes volumes in-folio, na edição crítica dos escritos de Lutero, publicados em Weimar, entre 1912 e 1921, por Ernst Krone. Apareceu, no ano de 1930, uma excelente coletânea dos Tischreden, devido a iniciativa de Otto Clemens. O valor dessa obra, como elemento de análise da personalidade de Lutero, foi salientado numa frase incisiva, na página 810 do volume V do Larousse du XX siècle: Nenhum livro é mais próprio para fornecer uma idéia tão completa do que era Lutero na intimidade."
Isto explica por que Michelet, um dos maiores historiadores da França socorrendo-se do Propos de table, escreveu as Memoires de Luther, publicadas em dois volumes no ano de 1837.
A importância fundamental das conversações do reformador foi assinalada por T.F.Aubier, Charles Gidel, Fréderic Lollié, Roger Pitrou, Jared Wicks, Louis-Gustave Vapereau, e inclusive por historiadores protestantes, como Vicente Themudo Lessa, Funck-Bretano e Jacques-Noël Pères.
O primeiro não se esqueceu de frisar: " Certos momentos essenciais da vida interior de Lutero permaneceriam obscuros, se não existisse esta obra. Ele é básica" - informa Charles Gidel - um autor premiado duas vezes pela Academia Francesa - , no que tange aos segredos da existência particular do reformador, às sua "extravagâncias". Às suas "prostrações intermitentes", às suas qualidades e defeitos.
Na opinião de Roger Pitrou, professor honorário da Faculdade de Letras de Bordéus, os Tischreden são uma "curiosa mescla de azedume e de bom senso". Jared Wicks, por seu turno, professor de teologia fundamental na
Universidade Gregoriana de Roma, numa entrevista sobre Lutero, publicada no número três da Cittá di Vita, de 1983, não vacilou no seu julgamento:

- Notáveis são também os Tischreden ("Palestras à mesa").
O Pastor protestante Vicente Themudo Lessa, professor de teologia e história eclesiástica, no capítulo 48 da sua biografia de Lutero, enumera alguns registradores das palestras do ex-monge agostiniano. Dietrich, Lauterbach,
Matésio, Aurifaben, Conrado Cordato.

E no seu artigo "Educar para a vida", inserido no número doze de O Correio da Unesco, de dezembro de 1983, outro pastor protestante, o citado Jacques-Nöel Pères, membro na França da Igreja Evangélica Luterana e Presidente do Centro Cultural Luterano de Paris, ao evocar a formação cultural do reformador, citou os Tischreden, isto é, " admitiu o valor desta obra como fonte de consulta." (Lutero e a Igreja do Pecado, Editora Mercuryo, 1992,São Paulo, páginas 172 e 173)
A obra de Fernando Jorge que menciono não deve ser dificil de encontrar em livrarias ou sebos, mesmo porque o autor ainda está vivo. Dias atrás assisti uma entrevista sua, salvo engano, no canal de TV Comunitária.
Nota do autor do site:
O Livro citado Conversas a Mesa que fala sobre Lutero é a mesma citada nos dois artigos deste site, as blasfemias de Lutero e as blasfemias de Lutero 2Para quem se interessa adquirir este livro passo aqui seu raio x:
Funk Brentano,Conversas a Mesa Martim Lutero, Casa Editora Vecchi - 1956 - R.J.- Propos
de Tables - no. 1472, ed. De Weimar II.107

Muitos protestantes acham que este é um livro catolico feito para atacar o heresiarca do protestantismo, mais como já sabemos é escrito por seguidores de Lutero que o conheciam intimamente, anotando todos seus discursos pessoais e neste artigo revela também que pastores protestantes dão como boa fonte de pesquisa sobre Lutero.
Assim sendo é bom pensarmos bem mesmo sobre a idoneidade deste Lutero tão seguido pelos protestantes.
Obs: as frases em vermelhoe italico foram grifadas por mim para melhor perceber as citações sobre o livro.










Rogério SacroSancttus
As blasfemias de Lutero
Fonte: Monfort
Lutero disse realmente muitas blasfêmias sobre Cristo. Em suas "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] -- que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo. Passo-lhe o texto de Lutero tal qual foi publicado no livro dele "Conversas à Mesa" (perdoe-me citar essa blasfêmia, mas é para que se conheça quem foi Lutero):
"Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena,depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).
Noutra ocasião, Lutero blasfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo: "Deus est stultissimus"( Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).
Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar.Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111).
Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes.
Pergunto como os protestantes seguem Lutero, apesar dessas loucuras e blasfêmias. Respondo-lhe dizendo que, em geral, os protestantes comuns desconhecem os escritos de Lutero.
Os poucos Pastores que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo procuram ocultar tais frases do seu primeiro mestre.Por isso, quando conheço algum protestante, procuro sempre recomendar que ele leia o que escreveu Lutero. Isso muitas vezes faz com que eles abram os olhos sobre a maldade do fundador do protestantismo.
MAIS BLASFEMIAS:
Este ensinamento cabalístico e gnóstico é que transpareceu no pensamento de Lutero, quando o fundador do Protestantismo escreveu: "Moisés é um homem péssimo, servo do Deus do mal". (Lutero Tischredden -- "Conversas à Mesa" , n* apud Franz Funck Brentano, Martinho Lutero, ed. p. )
Ou ainda: "Todos os mandamentos devem ser abolidos. São mandamentos de Satanás" (Lutero Tischredden, -- Conversas à Mesa, apud F. F. Brentano, op cit. p. ).Se você quiser mais algumas afirmações de Lutero contra toda a moral, veja mais estas: "A lei não pode dar senão a morte. Ela não é boa nem útil, mas simplesmente nociva. No seu fundo, ela não é senão morte e veneno" (Dictionnaire de Théologie Catholique,"Luther", p. 1242).
"Quanto a Moisés, tende-o por suspeito, como o pior dos heréticos, um homem excomungado e danado, que é pior ainda que o próprio diabo; é o inimigo do Senhor Jesus Cristo" (Rohrbacher, Histoire Universelle de l'Église Catholique, tome XII, 4eme ed, Gaume Freres et J. Duprey Ed., Paris, 1866, pag. 147).
"Não aceitamos Moisés, ele só é bom para os judeus; não nos foi enviado por Deus" (Propos de Table no. 356, Funk Brentano, Lutero, pág. 190).










"Se te falam de Moisés para te constranger a aceitar-lhe os mandamentos, responde-lhes atrevidamente: Vai falar de teu Moisés aos judeus! Não sou judeu, deixe-me em paz!"(F.Brentano, pág. 190).
As Blasfemias de Lutero 2
Fonte : Estudantes da Biblia
Transmissão: Augusto Cesar Ribeiro
Nota do autor do site:
É incrível como cada vez mais aparecem frases de Martinho de Lutero que mostram como este era um homem muito contraditório e como proclamava e pregava doutrinas anti-cristãs e vivia o pecado como algo normal em sua vida. Talvez era isso mesmo que ele procurava, viver a vida sem se preocupar em santificar e inventando a Solla Fide ou seja a salvacao somente pela fé, tornou sua vida ociosa direito aos olhos de Deus.
Num artigo anterior encontrei escritos por seguidores de Lutero que se transformou num livro chamado conversas a mesa, um livro que contrariando muitos evangelicos, é um livro realmente protestante, escrito por seguidores de Lutero que anotavam suas frases em conversas a mesa de bares e agora atraves do irmao Augusto Cesar vejo mais frases que dificilmente um protestante poderia imaginar dito por este que é considerado o autor da revoluçao cristã e como um representante maximo do protestantismo.
Bem , sem mais delongas vamos entao ver estas frases tao chocantes.
Rogério Sacro Sancttus
“Eu estou, da manhã à noite, desocupado e bêbado. Você me pergunta por que eu bebo tanto, por que eu falo tão galhardamente e por que eu como tão freqüentemente? É para pregar uma peça ao diabo que se pôs a me
atormentar”. É bebendo, comendo, rindo, nessa situação, e cada vez mais,e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa linda moça, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso.” (Lutero).

(Marie Carré, J'ai choisi l'unité - D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983).

“Eu tive até três esposas ao mesmo tempo.” (Lutero). (Dois meses após ter dito isto, Lutero se casa com uma quarta mulher,uma freira).
(Guy Le Rumeur, La révolte des hommes et l’heure de Marie 1981, apud Lex
Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi - Daniel Raffard de Brienne 1983).


Sobre a Igreja:
“Se nós condenamos os ladrões à forca, os assaltantes ao cadafalso, os hereges à fogueira, por que não recorremos, com todas as nossas armas, contra esses doutores da perdição, esses cardeais, esses papas, toda
essa seqüela da Sodoma romana, que não para de corromper a Igreja de Deus? Por que não lavamos nossas mãos no seu sangue?” (Lutero).

(Hartmann Grisar, Martin Luther - La vie et son oeuvre - 2ª ed. - Ed. P . Lethielleuz - Paris -1931).

Sobre Deus:
“Certamente Deus é grande e poderoso, e bom e misericordioso, e tudo quanto se pode imaginar nesse sentido, mas é estúpido” (Lutero).
(Id. Propos de Tables - no. 963, ed. De Weimar, I , 487).

Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo:
“Pensais, sem dúvida que o beberrão Cristo, tendo bebido demais na última Ceia, aturdiu os discípulos com vã tagarelice?” (Lutero).
(Funk Brentano, Conversas a mesa Martim Lutero, Casa Editora Vecchi - 1956 - pg. 135)

“Cristo cometeu adultério pela primeira vez, com a mulher da fonte, de que nos fala S. João. Não se murmurava em torno dele: ‘Que fez, então com ela?’ Depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele
absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Lutero).

(Funk Brentano,Conversas a Mesa Martim Lutero, Casa Editora Vecchi - 1956 - R.J.- Propos
de Tables - no. 1472, ed. De Weimar II.107).


As Blasfêmias de Lutero 3
Fonte: Monfort
Autor: Max
Transmissão e Nota finais: Rogério Sacro Sancttus
Veja só que absurdo as frases citadas por Matinho Lutero:
"Quem não crê como eu é destinado ao inferno. Minha doutrina e a doutrina de Deus são a mesma coisa. Meu juízo é o juízo de Deus" (Weimar, X, 2, Abt., 107)"
"Sim, eu digo: todas as casas de tolerância, que entretanto Deus condenou severamente, todos os homicídios, mortes, roubos e adultérios, são menos prejudiciais que a abominação da missa papista." (Werke, t. XV, 773-774)"
"Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?", depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer." (Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11, 107)".
Eis um pequeno trecho da biografia de Lutero., escrita pelo protestante Franz Funck-Brentano., em que transparecem os pontos essenciais da "concepção de mundo" do reformador:
"(...) Tendo sido censurado pelo doutor Jonas, por ter insultado Deus em seu salmo 'Quore fremuerunt gentes' Lutero. responde: - "Certamente, mas qual o profeta que não insultou a Deus?"
Em outro dia disse Lutero: - "Se Deus não me perdoasse os pecados, eu os jogaria pela janela".
De resto, se Deus encheu de mal o mundo, se quis fazer o mundo infeliz, foi para que aspirássemos à vida futura. (...) É verdade, diz Lutero., que seria quase lamentável que nós fizéssemos tudo o que Deus ordena, pois Deus faria isso por sua divindade; tornar-se-ia um mentiroso e não poderia manter-se no posto". A palavra de São Paulo aos romanos seria atirada na lama, quando diz: "Deus tudo ordenou sobre o pecado, a fim de que pudesse ter piedade de nós". O Padre-Nosso não ser.viria de nada, nem o Credo; a fé, a remissão dos pecados tornar-se-iam inúteis, supérfluas".
"Ah! mas eis que tudo vai bem! Pequemos no interesse de Deus".
"Deus está presente em todas as criaturas, na menor folha, na menor parcela de graveto". Argumento inesperado nos lábios de Lutero. a favor desse panteísmo. que excitava Calvino.; essa grande doutrina panteísta, a de Plotino., de Giordano Bruno., de Miguel. Servet., de Spinoza., de Retif de la Bretonne., de Goethe. e de Hegel., que se encontraram na mesma forma de conceber o mundo, sem se terem combinado nem influenciado uns e outros. (...) Arrebatado por esse declive, nosso doutor Martinho (sic) rola em enormidades, ousaríamos dizer, numa depravação intelectual que não foi ainda revelada, ao que parece, por nenhum de seus inúmeros biógrafos.(...) Jesus Cristo amante da Samaritana, de Madalena, da mulher adúltera!
Livres-pensadores, ateus, a quem citamos a passagem, assombraram-se. O doutor Martinho, fez comentários tão graves, que seria para julgar que estava bêbado, quando se expandiu em semelhantes afirmações; mas não podemos admitir isso, pois, ao menos nesse dia, seus fiéis discípulo teriam evitado recolher-lhe piedosamente as palavras. (...)" .
O orgulho - Leva ao ódio a toda superioridade, e, pois, à afirmação de que a desigualdade. é em si mesma, em todos os planos, inclusive e principalmente nos planos metafísico e religioso, um mal.
A sensualidade - De si, tende a derrubar todas as barreiras. Ela não aceita freios e leva à revolta contra toda autoridade e toda lei, seja divina ou humana, eclesiástica ou civil. É o aspecto liberal da Revolução.
Em conseqüência da revolta luterana, na Turíngia (Alemanha.), surgiu a figura do frade apóstata Thomaz Münzer. (1489 - 1525). Imbuído do espírito revolucionário dos "reformadores", levou às últimas conseqüências, no campo político-social, os princípios religiosos espalhados pelo protestantismo.A pregação de Münzer logo se transformou em sangrenta revolução social. Foi assim que eclodiu a chamada 'guerra dos camponeses.', narrada a seguir por Funck-Brentano.:
"(...) Pregadores reformados, ou que tal se diziam, percorriam cidades e burgos, províncias e aldeias, uma Bíblia na mão, explicando que os livros santos condenavam os dízimos e todos os impostos... (...) E eis que simples leigos, homens do campo, carvoeiros, batedores de granjas, se punham também a pregar o evangelho, com comentários à sua maneira. Não assegurava Lutero. que todo cristão era sacerdote, pelo próprio batismo, e apto a doutrinar? (...) Padres e nobres eram degolados ou torturados da maneira mais cruel. (...) Os acontecimentos se precipitavam: não se tratava mais de dissertações acadêmicas, nem mesmo evangélicas. Tomás Münzer, padre católico ["convertido"] à Reforma., pusera-se à testa dos revoltados na Turíngia e falava em altos brados: 'Queridos irmãos, combatei o combate do Senhor! O magnata quer fazer seu jogo: a última hora dos malvados soou. (...) 'Sus! sus! sus! Que o alfange, tinto de sangue, não tenha tempo de esfriar. Batei na bigorna: pink! ponk! matai tudo!' Tomás Münzer era um monge franciscano que, desde o começo, tinha aderido à Reforma., mas sem adotar em todos os pontos a doutrina luterana. A que ele ensinava se aproximava antes das concepções de Karlstadt.. Naturalmente, como esse último e como Lutero., era inspirado por Deus que lhe revelara a verdade quando dormia, em sonho. Múnzer queria, como Karlstadt, que o cristão vivesse em contato permanente com a divindade: o fim da vida era o aniquilamento em Deus. (...) Münzer retomava a doutrina dos primeiros cristãos: fraternidade universal, comunhão de bens. Os proprietários e senhores que se opusessem à partilha dos bens seriam decapitados: 'tiranos, dizia Münzer, que querem extirpar a fé cristã, devem ser atacados como cães raivosos!' (...)
Nota do autor do site:
Em síntese, o fato ocorrido com os anabatistas e Lutero é uma prova do que a divisão pode causar quando acompanhada da doutrina protestante do livre exame. Veja alguns fatos deste ocorrido:
Enquanto Lutero se conservava em 1534 em Wartburg, a agitação crescia na alemanha. Apareceu a corrente dos anabatistas, que interpretavam ousadamente o pensamento de Lutero, negando o batismo de crianças e batizando de novo os adultos,preconizavam uma "igreja de santos", difundiram-se idéias novas entre os Anabatistas: falou-se de "Revolução Pacífica" e isso foi a espera passiva da segunda vinda de Cristo. Mas, em determinadas seitas, essas idéias associaram-se a apelos e atos de violência que deveriam purificar o mundo dos "infiéis" antes da chegada do Messias. Em 1534, um grupo de Anabatistas apoderaram-se do governo da cidade episcopal de Munster, na Vestfália, tornando-a uma Nova Jerusalém onde foram postas em prática todas as fantasias acumuladas do setor lunático do movimento. As propriedades foram confiscadas e introduziu-se a poligamia.
Posto a par da situação Lutero voltou a Wittenberg. Conseguiu o apoio do braço secular, restabelecer a ordem em Wittenberg. Mas teve de enfrentar a revolta dos camponeses (1524-25) que esmagados por tributos valiam-se da proclamação da liberdade frente aos senhores civis e eclesiásticas. Tomás Munzer chefe dos anabatistas, incitava os camponeses a revolta. Lutero optou pela sufocação violenta dos revoltosos e Tomas Munzer foi decaptado.
Lutero em 1525 escreve aos nobres : "Matem quantos camponeses puderem: Tomem, pegue, degolem quem puder.Feliz serão se morrermos unidos e morrer em obediência a Palavra Divina." Nesta época mais de 100.000 lavradores camponeses pereceram.
Rogério Hirota (Sacro Sancttus)
Meditando sobre Lutero
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: Gederson Falcometa Zagnoli piheiro de Faria
Transmissão: -
Lutero , foi um homem que escreveu seu nome na história , para alguns como um herói , para outros porém , como um vilão , mas o que verdadeiramente importa , é a analise dos fatos e o discernimento dos mesmos. As vezes me pergunto , será que a reforma era necessária ? Será que o verdadeiro objetivo dela era simplesmente religioso , ou político e econômico ? Analisemos o homem em questão , seria ele um novo messias? Aquele , que , mostraria ao mundo e a DEUS os erros , não apontados nos XVI séculos que o antecederam ?
Meu conhecimentos sobre Martinho Lutero , não são vastos , o que , ouço dizer é que ele era um monge Agostiniano , e que numa viagem a Roma , ele se indignou com o Fausto , que , vira , naquela que por muitos era chamada de cidade eterna. Talvez Lutero desejasse não ver aquilo que viu em Roma , mas ver o que lá viu , na Alemanha ( A sede de poder alemã é histórica ) , por isso , deve ter voltado para a sua cidade cheio de ódio contra a Igreja Católica Apostólica Romana.
O ódio de Lutero o levou a formular 95 Teses contra a Igreja Católica , mas o mesmo ódio não lhe deu coragem suficiente para apresentar estas Teses ao seu superior ( Papa ) , então por precipitação , Lutero , as afixa nas portas da Catedral de Wintenberg. Isso foi algo que se pode classificar basicamente de uma ação sórdida , que , fere os principios éticos da lealdade . Mas o que se pode esperar de ações enraizadas no ódio e em desejos e intenções obscuras , além de precipitação e medo ?
Lutero , afixando suas 95 Teses nas portas da Catedral , confessa publicamente a sua culpa , simplesmente , por que , basta ao servo ser como o seu Senhor , e o nosso Senhor Jesus Cristo , não veio para condenar o mundo , mas sim para salvá - lo , esse um dos pontos que diferem essencialmente Lutero e o ser Cristão. Lembrando ainda a palavra do Senhor , que diz :
Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. LC 17 , 3

O que se seguiu após as 95 Teses , foi a fulga de Lutero , como está previsto em Romanos 13 :
1. Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.
2. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.
3. Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor.
4. Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.
5. Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência.
6. É também por essa razão que pagais os impostos, pois os magistrados são ministros de Deus, quando exercem pontualmente esse ofício.
7. Pagai a cada um o que lhe compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito.

Mas quem pensa , que , o profeta em questão , não seria acolhido em sua própia casa , como não foram os biblicos ,se engana , por que principes o acolheram (Quão opostas são as situações de Jesus e dos apostolos , em relação a de Lutero , enquanto o mestre afirmava que : " As raposas tem seus covis , os lobos as suas tocas e as águias os seus ninhos , mas o filho do homem não tem onde reclinar sua cabeça " os apostolos e as ordens mendicantes atestavam em suas vidas essa afirmação , Lutero , dormia e acordava em um castelo alemão tranquilamente, maquinando a construção da sua Igreja ) , nessa segurança , Lútero , formulou as doutrinas de sua Igreja , que , nomeou como :
Sola Fides , Sola Scriptura e Solo Cristus.
A Sola Fides , diz que o homem é salvo única e exclusivamente pela fé .
A Sola Scriptura , diz que a biblia é a única regra de fé e pode ser interpretada livremente.
A Solo Cristus , diz que só Jesus salva,
Além destas 3 doutrinas , Lutero , retirou da Igreja nascente 5 Sacramentos dos 7 Sacramentos da Igreja Católica , ficando apenas com 2 , o do Batismo e o da comunhão. Ainda decretou que a Igreja não era necessária a Salvação , mas apenas útil e que a Eucaristia , consiste apenas na presença real de Jesus , sem transubstanciação.
Lutero , formulou estas doutrinas em franca oposição as doutrinas Católicas , vejamos :
A Sola Fides , se opõe a doutrina Católica , que diz , que o homem é salvo , pela fé e pelas boas obras ( A fé sem obras é morta )
A Sola Scriptura , a doutrina da Sola Scriptura é interessante , pois se ela é a única regra de fé ela sugestiona apenas uma doutrina , mas como Lutero acrescenta a doutrina da livre interpretação , ele indiretamente confessa o seu erro e me mostra , que a vontade de DEUS e a sua verdade é mutável , de acordo com os niveis culturais e sócio - econômicos de cada um , ela pode ter uma interpretação diferente daquela que é eterna e imutável . A doutrina da Livre interpretação , mostra - me que Lutero , não estava muito certo quanto a sua (doutrina), pois se estivesse ...
Essa dupla doutrina Luterana , gera entre os Evangélicos um número sem fim de doutrinas (e Igrejas )acerca da verdade que nela está contida , descredibilizando , se assim posso dizer , a palavra de DEUS.
Em contrapartida a Igreja Católica Apostólica Romana , possui como regra de fé as sagradas escrituras e a sagrada tradição , que garante a Igreja a unidade na fé e no serviço .
A doutrina do Solo Cristus é pregada pela Igreja antes mesmo de Lutero existir , aliás , essa doutrina é pela qual a Igreja Existe. Lutero usou este Slogan , para firmar o decreto da Igreja ser apenas útil a salvação e não necessária , como é ensinada na Igreja Católica.
As doutrinas Luteranas corroboram para as traduções (biblicas)feitas pelos primeiros protestantes , que , usaram da afirmação de que a Igreja monopolizava as sagradas escrituras (Ou seja , permitia apenas , aos sacerdotes a leitura dos Livros Sagrados ), para esconder de seus fiéis as suas mentiras.
Os reformadores não levaram em conta , que , nas própias escrituras está escrito que elas eram lidas apenas no Templo ou nas Sinagogas , ou em reuniões Cristãs. Não levaram em conta , que , começariam a produzir Cristãos , independentes (Auto - didatas), até mesmo de sua autoridade e além disso , quebraram a confiança entre os sacerdotes e o povo. Talvez isso seria um pretexto , para abandonar o trabalho de uma profunda Evangelização para deixar que todos , se auto - evangelizassem , ou ainda , o objetivo poderia ser o lucro pela venda dos livros ou até mesmo o conhecimento da palavra de DEUS , mas qual é o valor da palavra de DEUS , para aqueles que não possuem muito conhecimento ?
A subtração de 5 dos 7 sacramentos da Igreja , tornou os novos crentes arrogantes e auto suficientes , ao ponto de negar a existência de DEUS na pessoa do próximo , pois só me confesso com um Padre , por que sei , que nele existe a presença real de DEUS .
A Igreja não é apenas útil a salvação , mas é necessária , pois é através dela que recebemos o alimento , que , nos credencia a entrar no reino de DEUS , ou seja , o corpo e o sangue de Cristo .
E por falar em corpo e sangue de Cristo , a Eucaristia Protestante , aceita a presença real de Jesus no Pão e no Vinho , alguém poderia explicar , como essa presença pode ser real sendo que o Pão é apenas pão e o vinho apenas vinho sem a transubstanciação ?
Mas o ponto final sobre a reforma e os seus agentes , foi a libertação da besta , que , hoje chamamos Capitalismo (Materialismo) , que , era mantida pela Igreja Católica a rédeas curtas e hoje é livre e selvagem , sem moral , religião , piedade ou misericórdia ela vai destruindo famílias , homens , mulheres e crianças.
Esse materialismo não seria possível sem a separação entre Igreja e Estado , muito bem demonstrada por João Calvino no governo de Genebra ( Piedade e Misericórdia na religião , no estado cumprimento da lei com pleno rigor), essa juntamente com a perda de unidade da Igreja e com a libertação do Capitalismo foram sem sombras de dúvidas as maiores perdas do Cristianismo de todos os tempos.
Lutero , apontado como aquele que libertou o mundo do poderio da Igreja Católica , o libertou do poderio da Igreja Católica e do verdadeiro Evangelho , como libertou também o Capitalismo e dispersou o rebanho do Senhor em inumeras Igrejas com nomes , doutrinas e verdades diferentes daquela que o Senhor ensinou basicamente :
" Amai - vos uns aos outros , como eu vos tenho amado "








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