Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 17 de março de 2013

 Acampamento Jovens Sarados

Levanta-te e anda – O desafio de chegar até o fim 
Emanuel Stênio
Foto: Maria Andrea/Fotos CN
A grande razão pela qual estamos aqui é que buscamos sermos transformados pela Palavra de Deus e ser encontrados pelo amor de Jesus que se apresenta nos sacramentos. Por isso, se abra para que Ele possa agir em sua vida.

Você, que estão aqui já tem trilhado um caminho com Deus, mas também podem ter pessoas que estão participando por acaso deste encontro e que muitas vezes podem voltar para casa sem terem experimentado a graça de Deus. Irmãos, nós precisamos deixar sermos tocados pela graça especial própria deste momento e crer que uma Palavra que vai nos tocar, então até mesmo você, que já tenha uma caminhada, permita ser alcançado por Deus.

No meu livro, relato essa passagem da Sagrada Escritura: “Pedro e João iam subindo ao Templo para a oração das três horas da tarde, quando viram trazer um homem, coxo de nascença. Costumavam colocá-lo todos os dias na porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam no Templo. Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. Pedro e João olharam bem para o homem. E Pedro disse: "Olhe para nós." O homem olhou os dois com atenção, esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse: "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareu, levante-se e comece a andar!" Depois Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. Na mesma hora, os pés e tornozelos do homem ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. Reconheceram que era ele quem ficava pedindo esmolas na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido a ele.” At 3, 1

Tenho a graça de nessa pregação lançar meu primeiro livro (Levanta-te e anda – O desafio de chegar até o fim) que foi inspirado numa missão que fui à cidade de Parintins, no Amazonas, num 4º Congresso PHN, ao retornar à Canção Nova, empolgado pela missão, pude ouvir da Luzia Santiago, co-fundadora da comunidade: “Começar muita gente começa, mas perseverar é uma virtude dos santos”. Irmãos, isso é uma verdade, muitos daqueles que começaram conosco a caminhada de fé desistiram pelo caminho, bem como aqueles que também começaram conosco, ainda estão na igreja, mas não tem uma busca pela santidade.

Muitos desses desistiram pelo medo, por ser sentirem incapaz de prosseguir, isso é tentação do demônio. Quanto mais rezarmos, mas seremos tentados, pois ele quer derrubar aqueles que estão numa busca pela santidade, quer ver cada um de nós prostrados no chão, por isso nos tenta e nos prova. Quando consegue nos derrubar ele vem com a segunda arma: a acusação. O diabo joga em nossa cara os nossos pecados e que nos deixam prostrados. Muitos dos ministros de músicas, agentes de pastoral, desistiram porque o demônio os acusavam, depois de terem os tentados.

Amados, mesmo em nossas quedas o Senhor olha para nós e nos dá a oportunidade de escrever uma nova história. O Senhor quer te levantar, por isso não permita que o demônio lhe acuse.

Perdoe-nos, Senhor pelas acusações que fizemos, porque muitos podem estar desanimados pelas palavras que muitas vezes nós proferimos. Estes que desistiram querem voltar. Deus precisa e quer levantar um juventude santa. O monsenhor Jonas, em uma de suas pregações nos pediu para que vivêssemos o PHN, irmãos tenhamos coragem de viver!

Pedro e João foram ao Templo para rezar, já aquele homem foi para pedir esmola, pois ficava no chão, não podia andar. O mundo em que vivemos é de perversidade e egoísmo e tem nos deixado no chão, vivemos uma vida medíocre e fútil.

Em muitas outras passagem da Bíblia o Senhor ao se manifestar pedia para que aquele povo se levantasse, pois Ele não nos quer prostrados no chão.

Na passagem do Filho Pródigo, em um determinado momento o filho que gastou tudo se viu comendo a lavagem dos porcos, a passagem nos diz que ele caiu em si e disse: “vou voltar”. Na página 25 do meu livro, eu falo sobre isso: “precisamos cair em si”, devemos no questionar a respeito da vontade de Deus em nossas vidas. O Senhor não nos criou para viver uma vida de mediocridade. 
"Você não nasceu para mendigar, mas para ser alimentado por Cristo"
Foto: Maria Andrea/Fotos CN

A Pastoral da Sobriedade tem um trabalho muito importante em nossa igreja e tem levado a muitos homens e mulheres a serem libertos de seus vícios e em sua regra de 12 pontos, a primeira regra é o assumir. Irmãos, é isso que o Senhor quer façamos, que assumamos a nossa identidade de filhos de Deus!

Muitos de nós, estamos como aquele Filho Pródigo, nos alimentando de esmolas ou de comida que o mundo nos oferece, estamos mendigando amor.

Você não nasceu para mendigar, mas para ser alimentado por Cristo, a Vida Eterna, por isso busque o Senhor e não viva na superficialidade.

Sejamos inteiros com Deus, abra o seu coração para que o Senhor lhe alcance. Sai a da porta e entre na Igreja e viva uma vida de radicalidade: se comprometa com a Palavra de Deus.

Se quer pedir esmola, pede para a pessoa certa. Não mendigue amor do mundo! Olhe para os olhos do Senhor, pois é o olhar este que nos reergue!

Como o Papa falou-nos hoje de manhã no Angelus: “Deus nunca cansa de nos perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão." Não fique parado, busque o perdão de Deus.

“Não; não pares. É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa, manter o ritmo... Mas a graça das graças é não desistir. Podendo ou não podendo, caindo, embora aos passos, chegar ao fim!” Dom Hélder Câmara
 
Transcrição e adaptação: Luana Oliveira


Confira um trecho desta pregação:

--------------------------------------------------------------

Emanuel Stênio 
Missionário da Canção Nova.


--------------------------------------------------------------

17/03/2013 - 09h15

Nenhum comentário: